Este é o novo Hyundai HB20 2020, revelado antes da data de lançamento oficial, marcada para 16 de setembro. A fabricante sul-coreana não quis esperar e já apresentou o design externo do hatchback, que confirma as linhas antecipadas pelo conceito SAGA EV do Salão de São Paulo 2018. Entre as novidades estará o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 120 cv.

Galeria: Hyundai HB20 2020

Segundo a marca, o Hyundai HB20 2020 adota o estilo de design chamado "Esportividade Sensual", identidade que fez sua estreia na nova geração do Sonata, apresentada em abril. Recebeu uma grade mais larga na frente e com arestas mais proeminentes. Os faróis quase encostam na entrada de ar e espicham até chegar perto da coluna A, contando com uma linha em LED na parte de baixo, para iluminação diurna.

Na traseira, as lanternas horizontais têm novo formato, semelhante ao do protótipo SAGA. A tampa do porta-malas está bem mais alta e inclinada. Embora a fabricante tenha dito que adotaria o estilo de teto "flutuante" ao mostrar um teaser da coluna C pintada de preto, acabou que só tem este detalhe em outra cor, já que a coluna A segue na mesma cor que a carroceria.

Embora a Hyundai ainda não tenha revelado o interior, Motor1.com viu o carro na Coreia do Sul e adianta que terá um painel totalmente novo, recebendo uma central multimídia com tela flutuante de 8 polegadas e que contará com Android Auto e Apple CarPlay. Terá menos botões físicos espalhados, com três comandos para o ar-condicionado abaixo do display e com uma pequena tela com as informações de temperatura e intensidade do ar. Contará com um painel de instrumentos redesenhado, recebendo um velocímetro digital e conta-giros analógico, além do computador de bordo.

Produzido em Piracicaba (SP), o hatch virá com a missão de continuar entre os carros mais vendidos do país - atualmente, ele ocupa a 2ª posição no ranking. A segunda geração atualizou toda a plataforma e não reaproveita nem uma peça do modelo anterior em sua carroceria. Ainda teve seu entre-eixos aumentado em 30 milímetros.

'

A motorização teve uma atenção especial. A fabricante deixará de usar o 1.6 aspirado de 128 cv e 16,5 kgfm para adotar um novo 1.0 turbo de três cilindros, que gera 120 cv e 17,5 kgfm. Ao contrário do 1.0 turbo usado na versão antiga, esta nova unidade conta com injeção direta, então será mais eficiente, tanto em desempenho quanto em economia de combustível. Trabalhará exclusivamente com o câmbio automático de 6 marchas. Já as versões de entrada manterão o 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com a transmissão manual, mas com uma novidade: deve passar a contar com 6 marchas.

Os preços do Hyundai HB20 2020 só serão divulgados no lançamento, no dia 16 de setembro. Atualmente, o hatch tem valores entre R$ 44.990 e R$ 68.990 - sem contar a versão aventureira HB20X, que alcança os R$ 75.590. O mais provável é que tenha um preço inicial próximo dos R$ 50 mil, enquanto o topo de linha pode passar dos R$ 70 mil e tenha uma versão 1.0 turbo automática por menos de R$ 70 mil para não perder as isenções para o público PCD.

HB20S e HB20X

A Hyundai não esqueceu do sedã HB20S e nem do aventureiro HB20X. Embora ainda a dupla ainda não tenha aparecido nem mesmo camuflada e não tenha sido confirmada para o evento do dia 16 de setembro, sabemos que estão em desenvolvimento e que chegarão em breve. O HB20X adotará um visual ainda mais próximo do conceito SAGA - o protótipo que vimos na Coreia do Sul é 90% parecido com o modelo do Salão de São Paulo.

Hyundai Elantra 2019

Já o HB20S será bem diferente do atual. Ao invés de só alongar o hatch, a fabricante teve um cuidado especial, criando uma identidade própria para o modelo. Terá um pouco mais de cara de cupê do que de sedã, algo que a Hyundai anda fazendo muito com seus carros de três-volumes. Será mais próximo do Elantra, tanto no caimento do teto quanto no formato das lanternas.

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com