Design foi feito pelo brasileiro José Carlos Pavone; lançamento será no final do ano

A Volkswagen demorou para entrar no segmento dos SUVs, mas agora quer compensar com o máximo de modelos possíveis. Além de oferecer Tiguan e T-Cross, a fabricante trabalha no T-Sport, crossover do Polo com desenho inspirado em cupês. O modelo foi adiantado pela primeira vez num esboço, como revela o post no Twitter feito por Jürgen Stackmann, membro do conselho da fabricante. A apresentação deve acontecer no fim do ano, chegando às lojas em 2020.

 

Stackmann postou uma série de fotos no Twitter sobre sua vinda ao Brasil para um encontro na sede em São Bernardo do Campo (SP). José Carlos Pavone, chefe do estúdio de design na América do Sul, fez um esboço do T-Sport em uma das paredes e Stackmann colocou sua assinatura ao lado do desenho. A imagem mostra que o T-Sport buscará inspiração no conceito SUV Coupé, revelado em abril durante o Salão de Xangai 2019.

A própria fabricante já havia adiantado que lançaria um novo crossover abaixo do T-Cross, em uma imagem divulgada durante a apresentação do Tiguan no Brasil. Nossos colegas da revista Motor Show apuraram que ele teria design de cupê, enquanto o Motor1.com descobriu o nome de registro T-Sport.

Posicionar o T-Sport será mais fácil do que parece. Considerando que o T-Cross nacional tem os mesmos 2,65 m de entre-eixos que o Virtus, o modelo menor vai adotar os 2,56 m do Polo, reduzindo suas medidas. A motorização deve ser composta pelo 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque para as versões mais caras, enquanto as configurações de entrada podem adotar o 1.6 MSI de 117 cv, ajudando a manter os preços abaixo dos R$ 85 mil cobrados pelo T-Cross de entrada.

Galeria: Volkswagen SUV Coupé Concept

O lançamento não irá demorar. A fabricante já faz as alterações necessárias na fábrica em São Bernardo do Campo para sua produção. O sindicato dos metalúrgicos do ABC revelou que ele será produzido para chegar às concessionárias no início de 2020. O projeto do Volkswagen T-Sport é brasileiro e foi aprovado pela matriz, que irá produzi-lo também na Espanha para o mercado europeu.

Fotos: reprodução