A Toyota fala há tempos de lançar uma versão V6 da Hilux, tanto que até esperávamos que este motor equipasse a versão Gazoo Racing da picape. Só que não foi o caso, já que a marca lançou a variante GR Sport, que só tem visual esportivo. Isso irá mudar ainda neste ano, com o lançamento da Hilux GR, esta sim com motor 4.0 V6. A informação foi revelada pela própria fabricante na Argentina, em uma apresentação para concessionários e fornecedores, como revelado pelo Argentina Autoblog.

Galeria: Toyota Hilux GR-S - Salão de SP 2018

Já havíamos visto uma indicação de que a picape estaria a caminho. Em dezembro do ano passado, a Toyota lançou a SW4 V6 no Uruguai, com o motor 4.0 V6 Dual VVT-i, abastecido com gasolina, e que gera 238 cv a 5.200 rpm e 38,2 kgfm de torque a 3.800 rpm. Este mesmo motor é usado em outros modelos, como o Land Cruiser Prado e até mesmo a Hilux em alguns países. Porém, a potência está reduzido, pois o valor normal é de 275 cv e 38,8 kgfm de torque. Os valores da Hilux GR não foram revelados e, como a proposta da fabricante é que esta versão receba uma preparação, ela pode passar dos 275 cv.

Mesmo se vier com “somente” 275 cv, terá potência o suficiente para dizer que é a mais forte entre as picapes médias. A Volkswagen Amarok V6 turbodiesel conta com 225 cv e terá a sua potência elevada para 258 cv ainda neste ano, enquanto Ford Ranger e Chevrolet S10 alcançam os 200 cv com seus motores turbo.

O que pode atrapalhar as vendas da Hilux GR é o fato do motor ser abastecido com gasolina, enquanto seus rivais usam motorizações diesel, o que vai ser sentido no consumo. Nos países que já utilizam esse motor, na versão de 238 cv, o consumo médio declarado é de 8,4 km/litro – média que será ainda menor caso a fabricante decida lançar a picape com os 275 cv.

Toyota Hilux GR Sport
Toyota Hilux GR Sport

Se a Toyota seguir os passos do lançamento da Hilux GR Sport, então a Hilux GR terá lançamento simultâneo no Brasil no final do ano. Preços ainda não foram revelados. Considerando que a Hilux GR Sport é vendida por R$ 214.690, espere por um valor na casa dos R$ 250 mil para a versão V6.

Fonte: Argentina Autoblog

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com