Os painéis de instrumentos estão cada vez mais sofisticados, usando telas de alta resolução personalizáveis e cheias de recursos. Depois que usamos uma, fica difícil voltar para os instrumentos analógicos. O próximo passo da tecnologia será aumentar a interação entre o motorista e o veículo, o que é antecipado pela nova tela 3D desenvolvida pela Bosch, capaz de gerar um efeito tridimensional realista.

"As telas [dos painéis de instrumentos] estão se tornando cada vez mais interativas, capazes de antecipar as necessidades do motorista. O potencial é enorme", explica Steffen Berns, chefe da divisão multimídia da Bosch.

Galeria: Painel de instrumentos 3D da Bosch

Segundo analistas da Global Market Insights, o mercado de displays erá dobrar de valor em 2025, de US$ 15 para US$ 30 bilhões. Seja ela curva, feita de LED orgânico ou totalmente personalizável, a Bosch quer oferecer todos os tipos de tela possíveis, incluindo os inéditos displays 3D.

E se nos cinemas, as projeções em três dimensões aumentam a diversão, no veículo elas servirão para transmitir informações mais rapidamente, aumentando a segurança e praticidade. Por exemplo, as imagens da câmera de ré podem ficar mais realistas e naturais, facilitando a manobra.

E o melhor é que a tecnologia apresentada pela Bosch é totalmente "passiva", sem necessidade de um óculos 3D ou que o motorista olhe para o painel de um local específico.

Você também pode acompanhar as novidades no Instagram do Motor1.com Brasil

Galeria: Painel de instrumentos 3D da Bosch

Envie seu flagra! flagra@motor1.com