A Toyota sabe muito bem que a Hilux é um de seus principais produtos, não só no Brasil como no restante da América Latina. Acontece que o mercado de picapes continua bem aquecido e muitas fabricantes já olham para modelos de grande porte. Esta pode ser a razão que levou a fabricante japonesa a registrar o desenho da Tacoma no Brasil.

Galeria: Toyota Tacoma 2020

A Toyota Tacoma é uma picape vendida em países como Estados Unidos e México, onde ela surgiu para substituir a Hilux em 1995. Acabou tornando-se maior, com 5,39 metros de comprimento na versão de cabine dupla e caçamba curta – com caçamba longa, ela chega a 5,72 m. Em comparação, a Hilux tem 5,31 m de comprimento.

A Tacoma teve uma concepção diferente da Hilux, mais alinhada com o gosto dos norte-americanos. Perdeu um pouco em robustez e capacidade de carga para focar no conforto e segurança, embora ainda ofereça uma versão de caçamba alongada e seja bem capaz no off-road.

Tem duas opções de motorização, começando pelo 2.7 de quatro cilindros, que gera 163 cv e 25 kgfm; enquanto o topo de linha é o 3.5 V6 de 281 cv e 36,6 kgfm. A transmissão pode ser manual de 5 marchas no motor 2.7, manual de 6 posições para o motor 3.5 V6, ou automática de 6 marchas para ambas, oferecendo também tração 4x4.

Tem chances de vir ao Brasil? Difícil dizer, já que a Toyota Tundra é oferecida somente com motores a gasolina, sendo que os brasileiros preferem picapes com motorização a diesel. Outro problema é que o peso bruto total pode chegar 5.152 kg, acima do limite da CNH tipo B, exigindo que o motorista tenha habilitação do tipo C para dirigir, mesma situação enfrentada pela RAM 2500. Ainda assim, ela pode encontrar o seu mercado entre os clientes que não se preocupam com esta restrição na CNH e desejam um modelo maior.

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Fotos: divulgação e reprodução

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