Se a posição de líder entre os automóveis parece hoje inalcançável para os rivais do Chevrolet Onix, que emplacou 20.071 unidades em julho, a briga pelo segundo lugar foi novamente muito acirrada no mês passado. A diferença entre o Hyundai HB20 e o Ford Ka foi inferior a 200 unidades (9.205 x 9.076).
O grande destaque, porém, ficou por conta do Prisma. Às vésperas do lançamento da nova geração (que se chamará Onix Sedan e substituirá apenas as versões atuais mais caras), o sedã da Chevrolet foi o preferido por 8.377 consumidores – 38% a mais do que em junho - e assegurou a quarta posição, superando o Renault Kwid (8.070), quarto colocado nos dois meses anteriores. Em sexto, o VW Gol superou os 7 mil emplacamentos (7.275).
Único do top 10 a vender menos do que em junho, o Fiat Argo (6.610) viu cair bastante a vantagem sobre o VW Polo (6.199). Quarto na parcial da quinzena, o Jeep Compass (6.171) encerrou julho em 9º, como único SUV na parte de cima da tabela. Com incremento superior a 1 mil unidades nas últimas semanas, o Toyota Corolla (5.936) fechou em 10º.
A briga entre os SUVs compactos foi das mais apertadas dos últimos meses, com o Hyundai Creta (5.307) e o Nissan Kicks (5.299) encostando no líder Jeep Renegade (5.790). Recém-lançado, o VW T-Cross (3.151) ficou muito próximo de entrar no top 20. Mês fraco para os Renault Sandero (2.954) e Logan (1.272), em momento de transição para a versão reestilizada que chegou às concessionárias na segunda quinzena de julho.
POS. | MODELO | JUL 19 | % TOTAL | JUN 19 | % TOTAL | % VAR. JUL/JUN | POS. JUN |
1º | CHEVROLET ONIX | 20.071 | 10,25% | 19.500 | 10,76% | 2,93% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 9.205 | 4,70% | 8.147 | 4,49% | 12,99% | 3º |
3º | FORD KA | 9.076 | 4,63% | 8.398 | 4,63% | 8,07% | 2º |
4º | CHEVROLET PRISMA | 8.377 | 4,28% | 6.069 | 3,35% | 38,03% | 7º |
5º | RENAULT KWID | 8.070 | 4,12% | 7.882 | 4,35% | 2,39% | 4º |
6º | VW GOL | 7.275 | 3,71% | 6.656 | 3,67% | 9,30% | 6º |
7º | FIAT ARGO | 6.610 | 3,37% | 7.539 | 4,16% | -12,32% | 5º |
8º | VW POLO | 6.199 | 3,17% | 5.428 | 2,99% | 14,20% | 9º |
9º | JEEP COMPASS | 6.171 | 3,15% | 5.080 | 2,80% | 21,48% | 10º |
10º | TOYOTA COROLLA | 5.936 | 3,03% | 4.915 | 2,71% | 20,77% | 11º |
11º | JEEP RENEGADE | 5.790 | 2,96% | 5.912 | 3,26% | -2,06% | 8º |
12º | HYUNDAI CRETA | 5.307 | 2,71% | 4.638 | 2,56% | 14,42% | 14º |
13º | NISSAN KICKS | 5.299 | 2,71% | 4.703 | 2,59% | 12,67% | 12º |
14º | FIAT MOBI | 4.702 | 2,40% | 4.639 | 2,56% | 1,36% | 13º |
15º | FORD KA SEDAN | 4.572 | 2,33% | 4.055 | 2,24% | 12,75% | 15º |
16º | HONDA HR-V | 3.856 | 1,97% | 3.897 | 2,15% | -1,05% | 17º |
17º | VW VIRTUS | 3.811 | 1,95% | 3.704 | 2,04% | 2,89% | 18º |
18º | TOYOTA YARIS HATCH | 3.488 | 1,78% | 2.877 | 1,59% | 21,24% | 22º |
19º | HYUNDAI HB20S | 3.400 | 1,74% | 2.624 | 1,45% | 29,57% | 24º |
20º | VW FOX/CROSS FOX | 3.312 | 1,69% | 2.645 | 1,46% | 25,22% | 23º |
21º | VW T-CROSS | 3.151 | 1,61% | 2.918 | 1,61% | 7,98% | 21º |
22º | CHEVROLET SPIN | 3.114 | 1,59% | 2.322 | 1,28% | 34,11% | 28º |
23º | VW VOYAGE | 3.010 | 1,54% | 2.563 | 1,41% | 17,44% | 25º |
24º | RENAULT SANDERO | 2.954 | 1,51% | 3.007 | 1,66% | -1,76% | 20º |
25º | RENAULT CAPTUR | 2.680 | 1,37% | 3.898 | 2,15% | -31,25% | 16º |
26º | FORD ECOSPORT | 2.530 | 1,29% | 2.384 | 1,32% | 6,12% | 26º |
27º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.487 | 1,27% | 1.970 | 1,09% | 26,24% | 29º |
28º | HONDA CIVIC | 2.402 | 1,23% | 2.338 | 1,29% | 2,74% | 27º |
29º | HONDA FIT | 2.233 | 1,14% | 1.753 | 0,97% | 27,38% | 31º |
30º | FIAT UNO | 2.201 | 1,12% | 1.800 | 0,99% | 22,28% | 30º |
31º | NISSAN VERSA | 1.988 | 1,02% | 1.418 | 0,78% | 40,20% | 36º |
32º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.866 | 0,95% | 1.436 | 0,79% | 29,94% | 35º |
33º | RENAULT DUSTER | 1.777 | 0,91% | 3.019 | 1,67% | -41,14% | 19º |
34º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.526 | 0,78% | 1.164 | 0,64% | 31,10% | 39º |
35º | CITROËN C4 CACTUS | 1.474 | 0,75% | 1.154 | 0,64% | 27,73% | 40º |
36º | FIAT CRONOS | 1.392 | 0,71% | 1.553 | 0,86% | -10,37% | 33º |
37º | FIAT SIENA | 1.361 | 0,69% | 1.520 | 0,84% | -10,46% | 34º |
38º | CHEVROLET TRACKER | 1.293 | 0,66% | 1.201 | 0,66% | 7,66% | 38º |
39º | RENAULT LOGAN | 1.272 | 0,65% | 1.625 | 0,90% | -21,72% | 32º |
40º | VW TIGUAN | 1.244 | 0,64% | 1.026 | 0,57% | 21,25% | 43º |
41º | HONDA CITY | 1.241 | 0,63% | 1.066 | 0,59% | 16,42% | 42º |
42º | TOYOTA SW4 | 1.193 | 0,61% | 952 | 0,53% | 25,32% | 46º |
43º | VW UP | 1.178 | 0,60% | 1.246 | 0,69% | -5,46% | 37º |
44º | HONDA WR-V | 1.155 | 0,59% | 888 | 0,49% | 30,07% | 47º |
45º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1.138 | 0,58% | 975 | 0,54% | 16,72% | 45º |
46º | VW JETTA | 1.107 | 0,57% | 1.148 | 0,63% | -3,57% | 41º |
47º | CHEVROLET COBALT | 1.001 | 0,51% | 986 | 0,54% | 1,52% | 44º |
48º | PEUGEOT 2008 | 787 | 0,40% | 626 | 0,35% | 25,72% | 49º |
49º | NISSAN MARCH | 706 | 0,36% | 565 | 0,31% | 24,96% | - |
50º | CHERY TIGGO 5X | 644 | 0,33% | 655 | 0,36% | -1,68% | 48º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 195.854 | 100,00% | 181.279 | 100,00% | 8,04% |
|
COMERCIAIS LEVES
À exceção da Ford Ranger (1.830) e da Renault Duster Oroch (1.105), todos os demais comerciais leves do top 10 registraram incremento nas vendas em relação a junho. Líderes da Fiat, Strada (7.021) e Toro (6.212) juntas superaram os 13 mil emplacamentos. Batida pela VW Saveiro (3.500) nos dois últimos meses, a Toyota Hilux (3.855) voltou ao pódio.
Atrás da Chevrolet S10 (3.093), a Fiat Fiorino se destacou ao crescer quase 50% e ultrapassar a barreira das 2 mil unidades (2.008). VW Amarok (1.668) e Chevrolet Montana (1.072) foram as outras representantes da parte de cima da tabela.
POS. | MODELO | JUL 19 | % TOTAL | JUN 19 | % TOTAL | % VAR. JUL/JUN | POS. JUN |
1º | FIAT STRADA | 7.021 | 19,29% | 6.417 | 19,96% | 9,41% | 1º |
2º | FIAT TORO | 6.212 | 17,07% | 4.923 | 15,31% | 26,18% | 2º |
3º | TOYOTA HILUX | 3.855 | 10,59% | 3.043 | 9,47% | 26,68% | 4º |
4º | VW SAVEIRO | 3.500 | 9,62% | 3.257 | 10,13% | 7,46% | 3º |
5º | CHEVROLET S10 | 3.093 | 8,50% | 2.871 | 8,93% | 7,73% | 5º |
6º | FIAT FIORINO | 2.008 | 5,52% | 1.341 | 4,17% | 49,74% | 8º |
7º | FORD RANGER | 1.830 | 5,03% | 1.871 | 5,82% | -2,19% | 6º |
8º | VW AMAROK | 1.668 | 4,58% | 1.511 | 4,70% | 10,39% | 7º |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.105 | 3,04% | 1.323 | 4,12% | -16,48% | 9º |
10º | CHEVROLET MONTANA | 1.072 | 2,95% | 1.064 | 3,31% | 0,75% | 10º |
11º | MITSUBISHI L200 | 1.032 | 2,84% | 911 | 2,83% | 13,28% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 780 | 2,14% | 620 | 1,93% | 25,81% | 13º |
13º | NISSAN FRONTIER | 659 | 1,81% | 681 | 2,12% | -3,23% | 12º |
14º | HYUNDAI HR | 513 | 1,41% | 508 | 1,58% | 0,98% | 14º |
15º | FIAT DUCATO | 414 | 1,14% | 428 | 1,33% | -3,27% | 15º |
16º | VW EXPRESS | 295 | 0,81% | 254 | 0,79% | 16,14% | 16º |
17º | PEUGEOT EXPERT | 233 | 0,64% | 139 | 0,43% | 67,63% | 20º |
18º | KIA K2500 | 208 | 0,57% | 202 | 0,63% | 2,97% | 17º |
19º | PEUGEOT PARTNER | 173 | 0,48% | 93 | 0,29% | 86,02% | 22º |
20º | CITROËN JUMPY | 155 | 0,43% | 139 | 0,43% | 11,51% | 19º |
21º | IVECO DAILY 35S14 | 155 | 0,43% | 145 | 0,45% | 6,90% | 18º |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 84 | 0,23% | 122 | 0,38% | -31,15% | 21º |
23º | IVECO DAILY 30S13 | 71 | 0,20% | 47 | 0,15% | 51,06% | 23º |
24º | CITROËN BERLINGO | 65 | 0,18% | 27 | 0,08% | 140,74% | 25º |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 26 | 0,07% | 21 | 0,07% | 23,81% | 28º |
26º | IVECO DAILY | 25 | 0,07% | 25 | 0,08% | 0,00% | 26º |
27º | CITROËN JUMPER | 20 | 0,05% | 6 | 0,02% | 233,33% | 34º |
28º | EFFA V21 | 20 | 0,05% | 8 | 0,02% | 150,00% | 32º |
29º | RAM 2500 | 11 | 0,03% | 23 | 0,07% | -52,17% | 27º |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 10 | 0,03% | 8 | 0,02% | 25,00% | 33º |
31º | JAC V260 | 9 | 0,02% | 20 | 0,06% | -55,00% | 29º |
32º | EFFA V22 | 8 | 0,02% | 5 | 0,02% | 60,00% | 35º |
33º | FOTON AUMARK 1039 | 8 | 0,02% | 5 | 0,02% | 60,00% | 36º |
34º | PEUGEOT BOXER | 8 | 0,02% | 34 | 0,11% | -76,47% | 24º |
35º | IVECO DAILY 5516 | 5 | 0,01% | 18 | 0,06% | -72,22% | 30º |
36º | EFFA K01 | 3 | 0,01% | 11 | 0,03% | -72,73% | 31º |
37º | EFFA K02 | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
38º | FORD CONTOURSE | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
39º | HYUNDAI H350 | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 3 | 0,01% | 2 | 0,01% | 50,00% | 42º |
41º | FORD F100 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | FORD F75 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | VW KOMBI | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | CHEVROLET A10 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
45º | CHEVROLET D10 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | DODGE CHARGER | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
47º | FIAT UNO | 1 | 0,00% | 4 | 0,01% | -75,00% | 38º |
48º | FORD F250 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
50º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 47º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 36.389 | 100,00% | 32.149 | 100,00% | 13,19% |
|
Fonte: Fenabrave