Apresentada na Europa há apenas quatro meses, a nova geração do Peugeot 208 começou a rodar em testes na América do Sul logo na sequência do lançamento europeu. Completamente renovado, o compacto chegará à região como parte do plano de renovação de portfólio da PSA e, pela primeira vez, passará a ser fabricado na Argentina.

Prova disso são as imagens deste flagra dos nossos colegas do Argentina Autoblog, que mais uma vez revelam o intenso ritmo de testes ao qual o modelo está sendo submetido desde março no país vizinho. A expectativa é concluir todos os trabalhos de adaptação até o final de 2020 e iniciar em seguida a produção na fábrica de El Palomar. No Brasil, o lançamento é esperado para 2021.

Galeria: Flagra Novo Peugeot 208 (Argentina)

Detalhes específicos sobre a versão sul-americana ainda são escassos, mas a expectativa é que o design do modelo europeu seja integralmente mantido. Nesse sentido, merece destaque a agressividade do conjunto frontal formado pela ampla grade e pelo curioso "dente de LED" que nasce na base do farol e avança sobre o para-choque. Na traseira, as lanternas escurecidas têm iluminação exclusiva (imitação das garras de um felino, como na geração passada) e são unidas por um friso preto. Na cabine, o painel é uma evolução do conceito i-Cockpit, mantendo características como volante pequeno e quadro de instrumentos elevado. Nas versões mais caras, o cluster é digital e a tela da multimídia aumenta para 10".

Novo Peugeot 208 no Salão de Genebra
Novo Peugeot 208 no Salão de Genebra

Já está praticamente confirmado que o 208 feito na Argentina terá três versões. Nas mais básicas, marcará presença o motor 1.2 12V com potência na gasolina de 82 cv, o mesmo do 208 atual. Terá três cilindros, injeção no coletor e algo em torno de 12 kgfm de torque, sendo sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas. Nas versões intermediárias, o modelo adotará o conhecido 1.6 16V, que com gasolina rende 115 cv e 15,5 kgfm de força. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automático Aisin de 6 relações. Já nos acabamentos de topo, a novidades será uma versão turbinada do 1.2 12V, neste caso com injeção direta, potência de 130 cv e torque na casa dos 20,4 kgfm. O câmbio será apenas automático.

No Brasil, a expectativa é que apenas a última opção seja oferecida. Isso porque o 208 atual, fabricado em Porto Real (RJ), seguirá em linha como opção de entrada, enquanto o novo será posicionado como rival direto do Volkswagen Polo e do futuro Chevrolet Onix Plus. Segundo integrante da família, o SUV 2008 de nova geração também será feito na Argentina usando a mesma arquitetura, cerca de um ano após o lançamento do hatch.

Fonte: Autoblog Argentina

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