Apesar da falta de tradição na comparação com mercados de regiões como América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico, a Europa vem se tornando nos últimos anos uma região verdadeiramente receptiva para picapes médias. O segmento alcança números recordes a cada ano e, dependo do caso, a oferta já não é mais capaz de atender a demanda. Prova disso vem da Ford, que acaba de anunciar reforços na produção da Ranger justamente para suprir a alta procura no continente. A ampliação acontecerá na fábrica de Silverton, na África do Sul, que é responsável por produzir e enviar a picape para os mais de 20 mercados europeus onde é comercializada.

Galeria: Ford Ranger 2019 - Europa

Como dito, a planta sul-africana envia unidades da Ranger para os seguintes países: Áustria, Bélgica, Reino Unido, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Romênia, Suécia e Suíça. Para dar conta da alta demanda, será aberto um terceiro turno de produção, que resultará no incremento de 34.000 unidades no volume produzido anualmente. Na prática, o total anual saltará de 124.000 para 158.000 unidades. Do ponto de vista diário, a produção aumentará de 506 para 720 exemplares. Na comparação com 2011, ano em que a picape começou a ser produzida na África do Sul, o reforço na produção já supera 58.000 unidades.

Só no segundo trimestre deste ano, a Ranger (incluindo versão esportiva Raptor) já vendeu na Europa 13.000 unidades, número que representa aumento de 8,2% em comparação com igual período de 2018. No primeiro semestre como um todo, as vendas já somam 26.700 exemplares - melhor desempenho desde que a picape foi lançada na região, em 1999. Atualmente, a Ranger lidera o segmento no mercado europeu com participação de 30,4%.

Fonte: Ford

Envie seu flagra! flagra@motor1.com