Apesar de ser considerado um dos modelos de maior alcance global no portfólio atual da Ford, o sedã Fusion sairá de linha no final de 2020 sem deixar sucessor direto. Conforme especulado desde o ano passado, o modelo será substituído na América do Norte por uma inédita perua de perfil aventureiro, mas mercados estrangeiros ainda seguiam sem caminho definido. Agora, a revista britânica Autocar adianta que na Europa, onde o Fusion se chama Mondeo, a estratégia será basicamente a mesma dos Estados Unidos: lançar uma station com visual campeiro para ocupar a lacuna deixada pelo tradicional sedã. Por lá, vale lembrar, a perua não substituirá apenas o Mondeo, mas também as minivans S-Max e Galaxy.

Galeria: Ford Fusion crossover - Projeção

Pelo que já foi descoberto, a perua chegará ao mercado em algum momento de 2021 e, dada a herança do Fusion/Mondeo, terá alcance comercial global. Tomará como base a plataforma C2 que atualmente sustenta o Focus europeu e terá no visual aventureiro o principal diferencial. No mercado europeu, adotará motor 1.5 turbo acoplado a um sistema híbrido-leve de 48 volts, além de uma série de opções a diesel. Apesar da proposta off-road, curiosamente não haverá opção de tração integral. No máximo será oferecido algum tipo de sistema eletrônico de controle de tração. O foco será agradar famílias que buscam a versatilidade de um SUV, porém com preços mais competitivos.

Como dito, o Fusion sairá de linha na América do Norte no final de 2020. Já na Europa, o Mondeo foi recentemente renovado, ganhando novos motores e câmbio automático de 8 marchas. Diante disso, deverá seguir em linha por pelo menos mais dois ou três anos.

Fonte: Autocar
Projeção: Kleber Silva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com