Lançamento especulado desde o início de 2018, o inédito crossover compacto que a Volkswagen desenvolve para ficar abaixo do T-Cross parece que não será vendido unicamente no Brasil. Em anúncio realizado nesta semana, o gerente de produção da marca na Europa, Andreas Tostmann, confirmou que a fábrica espanhola de Navarra (que atualmente produz os modelos T-Cross e Polo para o mercado europeu) está sendo preparada para receber um terceiro veículo. Detalhes sobre o projeto ainda são mantidos sob sigilo, mas tudo leva a crer que se trata do mesmo utilitário que a Volkswagen planeja lançar por aqui, baseado no Polo e provavelmente chamado de T-Sport.

Galeria: VW Polo Alltrack (projeção)

Na Espanha, a produção do modelo foi viabilizada através do fechamento de um acordo com o sindicato local de metalúrgicos e deverá garantir a manutenção de pelo menos 5 mil empregos. A expectativa é iniciar a fabricação em série no segundo semestre de 2021, com chegada imediata às lojas. Já no Brasil, o T-Sport será produzido em São Bernardo do Campo e chegará ao mercado pelo menos um ano mais cedo, já que o lançamento está previsto para 2020. Por aqui, o modelo disputará clientes com Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway, mas será um tanto mais profundo nas modificações. Ou seja, não será apenas um Polo com suspensão elevada e apliques plásticos, mas sim um modelo com identidade própria e personalidade.

Na prática, a Volkswagen seguirá basicamente a mesma receita que a Honda aplicou no Fit para transformá-lo no WR-V. No entanto, o resultado promete ser um tanto mais ousado, uma vez que o modelo será inspirado nos mais recentes SUVs-cupê.

Fonte: La Tribuna
Projeção: Kleber Pinho

Envie seu flagra! flagra@motor1.com