Em reunião marcada para a próxima semana, a Volkswagen convocará cerca de 20 dos principais executivos de seu conselho interno para discutir a aliança estratégica firmada recentemente com a Ford. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, o encontro servirá para debater uma eventual ampliação da parceria (hoje concentrada no desenvolvimento conjunto das próximas Amarok e Ranger) nos campos da eletrificação e condução autônoma. Na prática, os alemães buscam estreitar laços para compartilhar custos em meio às despesas recordes necessárias para desenvolver novas tecnologias.

Galeria: Volkswagen ID.3

Segundo fontes que prefeririam não se identificar, a ampliação da aliança provavelmente incluirá um investimento, por parte da Volkswagen, na afiliada autônoma da Ford, chamada Argo. O anúncio desse novo acordo poderá ser feito já neste mês de julho, tendo em vista que as negociações estão bastante adiantadas. Se confirmado o entendimento, será uma resposta direta de ambas as empresas às movimentações da General Motors, que tem investido considerável capital na Waymo, companhia ligada ao Google e de ambições semelhantes às da Argo.

Como no acordo das picapes, a nova aliança não deve incluir troca de ações. Será algo parecido ao que Daimler e BMW já fizeram também no setor de autônomos.

Fonte: Automotive News

Envie seu flagra! flagra@motor1.com