A RAM confirmou o desenvolvimento de uma picape média no ano passado, e agora a revista Car And Driver afirma que o modelo poderá resgatar o nome Dakota. O retorno da picape da Dodge, que inclusive foi fabricada no Brasil entre os anos 1998 e 2001, já esteve em pauta diversas vezes - inclusive com o plano de aproveitar a base da Fiat Toro. Pois bem, parece que o projeto está realmente sendo tocado, mas a base será a da Jeep Gladiator, a picape do Wrangler. 

De acordo com a publicação norte-americana, a nova Dakota será uma opção mais acessível à Gladiator e terá identidade visual completamente diferente, atendendo a um consumidor diferente do modelo da Jeep. A expectativa é que a futura picape divida a linha de montagem com a Gladiator e o Wrangler na planta de Toledo, usando uma versão modificada da plataforma de chassi em separado da carroceria. É esperado, por exemplo, que seja trocado o eixo rígido da Gladiator na dianteira por uma suspensão independente. 

RAM desiste de produzir picape média e Dakota não terá sucessora

Em termos de motorização, espera-se que a FCA utilize o conhecido 3.6 V6 Pentastar pareado a uma transmissão automática de 8 marchas, com tração traseira ou 4x4 conectável. Além dele, deverão ser ofertadas uma versão de 4 cilindros a gasolina e ainda uma a diesel. Principais rivais serão Ford Ranger, Chevrolet S10 e Nissan Frontier. 

O lançamento nos EUA deverá acontecer no fim de 2020, com preços ao redor dos US$ 20 mil, cerca de R$ 80 mil.

Fotos: divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com