Variantes mais simples terão propulsor 2.3 EcoBoost já usado por Ranger e Mustang

Depois das picapes F-150 e Ranger, o próximo modelo Ford a entrar para a grife Raptor de performance off-road será a nova geração do jipão Bronco. De acordo com fontes ligadas à marca, o modelo chegará ao mercado entre 2020 e 2021 com uma gama completa de versões e, entre elas, marcará presença a famosa variante esportiva.

Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas tudo indica que será mantida a mesma receita das picapes: visual mais robusto, suspensão com acerto próprio e motorização mais potente. Nesse sentido, especula-se a adoção do motor 5.0 V8 Coyote de 466 cv (o mesmo usado pelo Mustang) ou ainda o 2.7 V6 EcoBoost de 330 cv (já adotado pela F-150 Raptor).

Galeria: Flagra: Ford Bronco 2020

Já nas versões convencionais, o Bronco terá o conhecido motor 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros da marca. Informações específicas sobre consumo e potência não foram reveladas, mas em outros modelos este propulsor entrega diferentes rendimentos. Na versão norte-americana da Ranger, por exemplo, ele alcança 272 cv, enquanto em algumas variantes do Mustang a potência varia entre 314 cv e 334 cv. Fica a expectativa para que o Bronco tenha números próximos. Além disso, rumores apontam para a adoção da transmissão automática de 10 marchas e de um inédito câmbio manual de 7 marchas, cujo desenvolvimento está sendo tocado pela Getrag. A oferta é bastante inusitada levando-se em conta o mercado atual, onde apenas os esportivos Porsche 911 e Corvette são ofertados com caixas do tipo.

Protótipos atualmente rodam em testes usando uma variação encurtada da carroceria da Ranger (fotos) e confirmam o lançamento da variante de duas portas (referência ao modelo original). No entanto, o projeto inclui também o desenvolvimento de uma variante alongada, com quatro portas. Nada mais estratégico para a Ford do que oferecer as duas opções, tendo em vista que o Jeep Wrangler (oferecido em ambas as configurações) será o principal rival do Bronco. Além disso, o modelo será semelhante ao Wrangler no sentido de facilitar a remoção completa de algumas peças, especialmente teto e portas, que poderão ser armazenados na área de carga traseira. O recurso é bastante usado por adeptos de off-road pesado e aventuras ao ar livre.

2020 Ford Bronco leaked images

Novas especulações também reforçam a chegada de um SUV menor, mas de pegada igualmente off-road (foto acima). A novidade é informalmente chamada de "baby Bronco" (dada a semelhança com o utilitário maior) e deverá chegar ao mercado sob o batismo Maverick (nome de um antigo cupê esportivo da marca). 

Fonte: TLFnow via YouTube