Apesar das sucessivas tentativas da Ford de manter segredo, aos poucos o detalhamento técnico da nova geração do Bronco vai sendo revelado. No vazamento da vez, o site Off-Road.com adianta que o jipão chegará ao mercado entre 2020 e 2021 com o conhecido motor 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros da marca. Informações específicas sobre consumo e potência não foram reveladas, mas em outros modelos este propulsor entrega diferentes rendimentos. Na versão norte-americana da Ranger, por exemplo, ele alcança 272 cv, enquanto no Mustang a potência varia entre 314 cv e 334 cv. Fica a expectativa para que o Bronco tenha números próximos.

Galeria: Flagra: Ford Bronco 2020

Se confirmada a adoção deste motor, consequentemente não será surpresa sua ligação com a transmissão automática de 10 marchas oferecida em uma série de outros modelos Ford. Fala-se também no uso de um inédito câmbio manual de 7 marchas, cujo desenvolvimento está sendo tocado pela Getrag. A oferta é bastante inusitada levando-se em conta o mercado atual, onde apenas os esportivos Porsche 911 e Corvette são ofertados com caixas do tipo. No Bronco, a novidade será mais um diferencial para marcar seu retorno ao mercado, além de uma vantagem competitiva sobre o Jeep Wrangler (principal concorrente e que tem câmbio manual de "apenas" 6 marchas).

Protótipos atualmente rodam em testes usando uma variação encurtada da carroceria da Ranger (fotos) e confirmam o lançamento da variante de duas portas (referência ao modelo original). No entanto, o projeto inclui também o desenvolvimento de uma variante alongada, com quarto portas. Nada mais estratégico para a Ford do que oferecer as duas opções, tendo em vista que o Jeep Wrangler (oferecido em ambas as configurações) será o principal rival do Bronco. Além disso, o modelo será semelhante ao Wrangler no sentido de facilitar a remoção completa de algumas peças, especialmente teto e portas, que poderão ser armazenados na área de carga traseira. O recurso é bastante usado por adeptos de off-road pesado e aventuras ao ar livre.

Bronco Motor Math Lead

O lançamento é aguardado para o ano que vem e toda a produção será concentrada na fábrica de Wayne, estado norte-americano do Michigan. Posteriormente, será apresentado um modelo menor, chamado por enquanto de "baby Bronco", que surgirá como uma opção mais off-road ao Escape e poderá se chamar Maverick.

Fonte: Off-Road

Envie seu flagra! flagra@motor1.com