O nome Corsa, que já foi importante para os brasileiros, segue forte na Europa. Como a General Motors vendeu a Opel para o Grupo PSA, a marca precisava mostrar que o hatch está vivo e renovado para enfrentar a forte concorrência na Europa. Por isso, revelou a nova geração do Corsa 2020 primeiro na versão elétrica e só agora apresenta o hatch na versão convencional, quase um mês depois.

Não é nenhuma surpresa que o design seja quase o mesmo que vimos em maio, quando o Corsa-e foi revelado, então vamos falar da mecânica. Mesmo que o compacto esteja pronto para o futuro e ofereça uma versão puramente elétrica, ele ainda contará com uma variante a combustão, usando o motor 1.2 aspirado de 75 cv, o mesmo do Peugeot 208.

Galeria: Opel Corsa 2020

Será a opção básica do Corsa e trabalhará exclusivamente com o câmbio manual de 5 marchas. Quem quiser mais potência poderá escolher as versões turbo, nas opções de 100 cv e 20,9 kgfm, ou 130 cv e 23,4 kgfm. A variante intermediária usa uma transmissão manual de 6 marchas, ou automática de 8 posições como opcional. Já a topo de linha com 130 cv será vendida somente com a caixa automática, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, com velocidade máxima de 188 km/h.

Além da versão elétrica e das três opções de motor a gasolina, o novo Corsa ainda terá uma variante diesel, com o 1.5 turbo de 102 cv e 25,5 kgfm.

Assim como o Corsa elétrico, a versão tradicional receberá faróis LED matrix, marcando a estreia da tecnologia no segmento. Opcionais, as luzes adaptativas usam oito elementos em LED que funcionam em conjunto com uma câmera de alta resolução na frente do veículo, mudando a intensidade da iluminação para garantir a visibilidade correta a qualquer momento.

Em sua forma mais leve, o compacto alemão pesa somente 980 kg. O carro tem 4,06 metros de comprimento, mesma medida da geração passada, enquanto o teto foi baixado 48 milímetros sem causar impacto negativo no espaço para cabeças. Como isso é possível? Segundo a marca, os assentos dianteiros estão 28 mm mais baixos.

O novo Corsa será vendido nas versões Edition, Elegance e GS Line. Em um segundo momento virão as variantes esportivas GSi e OPC, para brigar com Ford Fiesta ST e Volkswagen Polo GTI.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com