O modelo mais vendido da Citroën está com os dias contados - ao menos, da forma e com o nome que conhecemos hoje. O C4 Cactus não terá uma segunda geração, como confirmado pelo chefe de produto da marca em entrevista à revista Top Gear. De acordo com Xavier Peugeot, a marca trabalha em um substituto, mas que não terá o nome "Cactus" e será um carro totalmente diferente.

Galeria: Citroën C4 Cactus Shine - Brasil

O nome "Cactus" pode retornar em um carro novo, mas a próxima versão do C4 irá representar uma grande mudança em relação ao visual do modelo atual. O design já perdeu um pouco da cara incomum após a reestlização, quando perdeu os gigantescos "air bumps", as peças plásticas nas laterais que protegiam contra batidas de portas - o nosso modelo já chegou com a peça menor, posicionada mais abaixo. Isso porque a Citroën decidiu deixar o C4 Cactus como única opção do segmento e matou o C4 hatch.

Só que a Citroën não irá desistir do segmento, já que tem visto sucesso tanto na Europa quanto no Brasil. Não é o mais vendido do segmento, mas é o carro da marca de melhor desempenho. Segundo o executivo, o próximo C4 irá continuar o DNA da empresa de ter design fora do comum. Ele ainda especificou que o carro terá uma aparência polêmica em uma tentativa de criar um modelo que é diferente de seus rivais.

Para quando podemos esperar para o novo C4? O chefe de produto da Citroën não disse, mas com o Cactus completando quase dois anos desde a reestlização, seu substituto deve ser apresentado entre o ano que vem e 2021. Se continuar com a pegada de crossover, encontrará um segmento bem competitivo, com modelos como Peugeot 2008, Renault Captur e o futuro Ford Puma.

E no Brasil, como ficará o C4 Cactus? É possível que a marca o mantenha em linha, como aconteceu com o C3. Porém, a empresa trabalha em uma nova linha de carros para países emergentes e, entre eles, estará um modelo baseado no C3 europeu que poderá atuar no espaço ocupado atualmente pelo C4 Cactus.

Veja também

'

Galeria: 2017 Citroën C4 Cactus

Envie seu flagra! flagra@motor1.com