Fabricante japonesa é só a 41ª empresa no ranking com 100 marcas

Você pode montar um ranking das fabricantes usando várias métricas, como vendas, lucro, seguidores nas redes sociais e etc. Porém, enquanto estes conglomerados multinacionais empregam centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, eles ainda têm que conquistar os clientes como marca, e nem toda empresa é vista do mesmo jeito pelo público. Um novo estúdio feito pela Kantar Millward Brown mostra as 100 marcas mais valiosas do mundo, com a Toyota no topo entre as montadoras, seguida por Mercedes-Benz e BMW.

BMW Série 3 Touring 2020
Mercedes-Benz GLB

A Kantar Millward Brown diz que o segmento automotivo recuou 7% no ranking em comparação a 2018, os mesmos 7% que havia crescido de 2017 para 2018. Das 10 melhores fabricantes, apenas as três melhores entraram no top 100. Toyota está na 41ª colocação, a Mercedes-Benz aparece em 54º e a BMW é a 55ª do ranking, sendo que as três perderam posição em comparação à pesquisa de 2018. As outras sete montadoras que fecham as dez melhores são Honda, Ford, Nissan, Tesla, Audi, Volkswagen e Porsche. De todas, só a VW conseguiu melhorar sua posição, recuperando-se dos efeitos do escândalo do Dieselgate. A Porsche aparece pela primeira vez, tirando a Maruti-Suzuki da tabela.

Como acontece há alguns anos, empresas como Amazon, Apple e Google dominam a lista das 100 empresas mais valiosas. Estas marcas entregam diversos serviços aos consumidores, uma área que as fabricantes automotivas ainda estão tentando entrar com ideias como compartilhamento de carros. Porém, ainda assim estão abaixo de outras marcas como Spectrum, Mastercard, UPS e muitas outras.

Fonte: Kantar Millward Brown via Automotive News Europe

Galeria: Toyota Corolla Hybrid 2019