Sonho de consumo do saudoso chefão Sergio Marchionne, a ideia de fusão da FCA com outro grande grupo do setor não foi discutida apenas com a Renault, como informado recentemente. Em entrevista concedida à agência de notícias Automotive News, o presidente executivo da Ford, Bill Ford, confessou que no passado também já foi sondado pela marca e que manteve longas conversas com o próprio Marchionne. "Sergio Marchionne e eu jantamos várias vezes juntos para falar sobre isso", disse o bisneto de Henry Ford. No entanto, as discussões não evoluíram e a aproximação acabou sendo encerrada - "decidimos rapidamente que a união não seria tão prática".

Galeria: Sergio Marchionne

Bill Ford disse ainda que aposta no aumento do número de parcerias entre empresas rivais como solução para desenvolver conjuntamente tecnologias e novos veículos. Não por acaso, a Ford recentemente fechou acordo com a Volkswagen no setor de modelos comerciais (as próximas Ranger e Amarok serão irmãs de plataforma) e com a indiana Mahindra para desenvolvimento consorciado de um SUV médio. "Eu acho que você vai ver muito mais do que fizemos com a VW", disse. "Haverá vencedores e perdedores em nossos negócios como você nunca viu antes. Acho que você verá empresas em busca de escala, porque algumas tecnologias precisam ser dimensionadas para serem eficazes", completou.

FCA e o 'sonho de fusão'

Marchionne morreu no ano passado e durante todo seu mandato à frente da FCA sempre buscou estabelecer parcerias com outras montadoras - meta que ele próprio dizia ser um sonho pessoal. Uma aproximação chegou a ser feita com a General Motors, mas também não houve acordo. Mais recentemente, o acordo com a Renault quase foi fechado, mas complicações com o governo francês (dono de parte da marca) acabaram atrapalhando o negócio.

Fonte: Automotive News Europe

Envie seu flagra! flagra@motor1.com