Etapa de Penedo (RJ) percorreu área de 900 km2 na Serra da Mantiqueira, entre a divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Neste fim de semana (8/6), a equipe do Motor1.com e do Falando de Carro experimentou o novo Pajero Sport 2020 de um jeito diferente: participamos da etapa de Penedo (RJ) do Mitsubishi Outdoor, uma prova que mistura off-road, estratégia e algumas atividades de aventura. 

Mitsubishi Outdoor Penedo 2019

A etapa percorreu uma área de 900 km2 em meio à Serra da Mantiqueira, explorando as belezas naturais entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mais do que a disputa em si, a competição proporciona um passeio fora-de-estrada por caminhos pouco explorados - neste caso, com direito a um belo visual entre as montanhas. 

Mitsubishi Outdoor Penedo 2019

Com um mapa e uma bússola na mão, cada equipe escolhe as provas e tarefas que deseja participar - apenas algumas são obrigatórias -, sendo que a meta é somar o maior número de pontos possível (cada prova conta ponto) em quatro horas de competição. Pelo caminho, o ponto alto ficou por conta das belas cachoeiras da região, o que incluiu também a travessia de alguns riachos e trechos alagados.

Num desses trechos, a tarefa era fazer uma foto da travessia. Nosso "navegador" Renato Maia, do Falando de Carro, não brincou em serviço e fez o clique que abre esta reportagem, e que depois acabou sendo escolhido pela organização como a melhor foto entre todas as equipes participantes. 

Se as estradas acidentadas exigiram pouco da capacidade off-road do Pajero Sport (os desafios mais pesados ficaram com a categoria Expert, enquanto nós participamos da Fun), o mais difícil foi controlar a velocidade, que mudava a cada trecho e exigia atenção do piloto para a equipe não ser penalizada.  

Mitsubishi Outdoor Penedo 2019
Mitsubishi Outdoor Penedo 2019

No fim, apesar de um certo atraso, chegamos ao último PC (posto de controle) com diversas missões cumpridas e, além da melhor foto, faturamos o 1º lugar na categoria Imprensa - 12º lugar na geral, que teve 50 equipes. 

O Mitsubishi Outdoor nasceu como complementação aos ralis que a marca já organiza, como o Motorsports (regularidade) e Cup (velocidade), sendo uma prova, digamos, mais família - diversas equipes levam seus filhos e amigos. Os proprietários de qualquer Mitsubishi 4x4 (SUV ou picape) podem participar. A próxima etapa do Outdoor será em Campos do Jordão (SP) no dia 5 de outubro.

E o Pajero Sport? Fique ligado que em breve tem teste completo do modelo aqui no Motor1.com.

Fotos: divulgação/arquivo pessoal

Galeria: Mitsubishi Outdoor Penedo