Neste fim de semana (8/6), a equipe do Motor1.com e do Falando de Carro experimentou o novo Pajero Sport 2020 de um jeito diferente: participamos da etapa de Penedo (RJ) do Mitsubishi Outdoor, uma prova que mistura off-road, estratégia e algumas atividades de aventura. 

A etapa percorreu uma área de 900 km2 em meio à Serra da Mantiqueira, explorando as belezas naturais entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mais do que a disputa em si, a competição proporciona um passeio fora-de-estrada por caminhos pouco explorados - neste caso, com direito a um belo visual entre as montanhas. 

Com um mapa e uma bússola na mão, cada equipe escolhe as provas e tarefas que deseja participar - apenas algumas são obrigatórias -, sendo que a meta é somar o maior número de pontos possível (cada prova conta ponto) em quatro horas de competição. Pelo caminho, o ponto alto ficou por conta das belas cachoeiras da região, o que incluiu também a travessia de alguns riachos e trechos alagados.

Num desses trechos, a tarefa era fazer uma foto da travessia. Nosso "navegador" Renato Maia, do Falando de Carro, não brincou em serviço e fez o clique que abre esta reportagem, e que depois acabou sendo escolhido pela organização como a melhor foto entre todas as equipes participantes. 

Se as estradas acidentadas exigiram pouco da capacidade off-road do Pajero Sport (os desafios mais pesados ficaram com a categoria Expert, enquanto nós participamos da Fun), o mais difícil foi controlar a velocidade, que mudava a cada trecho e exigia atenção do piloto para a equipe não ser penalizada.  

No fim, apesar de um certo atraso, chegamos ao último PC (posto de controle) com diversas missões cumpridas e, além da melhor foto, faturamos o 1º lugar na categoria Imprensa - 12º lugar na geral, que teve 50 equipes. 

O Mitsubishi Outdoor nasceu como complementação aos ralis que a marca já organiza, como o Motorsports (regularidade) e Cup (velocidade), sendo uma prova, digamos, mais família - diversas equipes levam seus filhos e amigos. Os proprietários de qualquer Mitsubishi 4x4 (SUV ou picape) podem participar. A próxima etapa do Outdoor será em Campos do Jordão (SP) no dia 5 de outubro.

E o Pajero Sport? Fique ligado que em breve tem teste completo do modelo aqui no Motor1.com.

Fotos: divulgação/arquivo pessoal

Galeria: Mitsubishi Outdoor Penedo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com