Lançada oficialmente em 2016, a atual geração do Renault Koleos acaba de receber os primeiros retoques na chamada reestilização de meia-vida. Providencial para deixar o modelo atualizado diante da concorrência até a chegada da próxima geração, o facelift inclui alterações leves no desenho do conjunto frontal, aperfeiçoamentos de conforto da cabine e adoção de novos equipamentos de conectividade. É novidade também a oferta de motores turbodiesel com sistema de redução catalítica seletiva (SCR), considerados mais econômicos e menos poluentes. 

Galeria: Renault Koleos 2019

Por fora, as principais alterações se concentram na dianteira, que recebeu para-choque redesenhado, grade levemente mais pronunciada e novos apliques cromados. Na sequência, as laterais ganharam rodas com novo desenho (18 ou 19 polegadas, dependendo do nível de acabamento), enquanto a traseira recebeu pequenas revisões. Já na cabine, a lista de novidades inclui bancos dianteiros com novo formato (mais confortáveis, garante a marca) e função massageadora para o motorista, além de atualizações no sistema de entretenimento R-Link (oferecido em dois formatos de tela, incluindo o modo vertical que simula um smartphone).

Sob o capô, é destaque a chegada dos motores turbodiesel com sistema de redução catalítica seletiva (SCR), mais eficientes. O primeiro, 1.8 dCi, rende 152 cv de potência e entrega consumo médio de 18,5 km/l. Já o segundo, 2.0 dCi, desenvolve 192 cv e vem sempre associado a uma transmissão automática X-Tronic. A tração é dianteira no primeiro caso e integral no segundo. No quesito segurança, não faltam itens como faróis de LED adaptativos, alerta de mudança de faixa, aviso de pontos cegos, reconhecimento do sinal de trânsito, piloto automático adaptativo e detector de fadiga.

Renault Koleos 2019

No Brasil, o lançamento do Koleos chegou a ser prometido pela Renault, mas os planos nunca se concretizaram. O modelo seria posicionado acima do Captur e rivalizaria diretamente com Jeep Compass, Honda CR-V, Toyota RAV4, Chevrolet Equinox e Hyundai Tucson.

Fonte: Renault 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com