Lançada mundialmente em 2014, a atual geração do Kia Sorento prepara terreno para um modelo completamente novo. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam a quarta encarnação rodando em testes na Europa poucos meses antes do lançamento. Detalhes sobre o design ainda estão bem guardados sob a pesada camuflagem, mas o que chama realmente atenção é o fato de os engenheiros estarem usando o BMW X5 como espécie de cobaia nas provas. Repare que o Sorento está rebocando o modelo alemão, aparentemente testando a resistência dos componentes e a capacidade do motor nas curvas e trechos mais íngremes da estrada.

Galeria: Kia Sorento 2021 (flagra)

O mais intrigante é que a Kia poderia ter usado qualquer outro modelo para a experiência (até mesmo a minivan Hyundai H1 que faz a escolta logo atrás), mas optou justamente pelo SUV bávaro. Seria uma provocação à BMW? Ou talvez uma ação pensada para chamar a atenção? De todo modo, é certo que a marca concentra grandes apostas nesta nova geração. Os disfarces ainda escondem traços importantes do design, mas tudo indica que haverá inspiração em lançamentos recentes, especialmente no grandalhão Telluride vendido na América do Norte. A dianteira no geral parece carregar linhas mais quadradas e bem definidas, enquanto a carroceria como um todo aparenta ter crescido alguns centímetros.

Na mecânica, a principal novidade ficará por conta da adoção de novos motores. Não há informações oficiais sobre os propulsores, mas é certo que serão consideravelmente mais eficientes e econômicos que os atuais 3.3 V6 e 2.4 de quatro-cilindros. Além disso, a gama passará a contar com variantes híbridas e plug-in, que prometem números invejáveis de consumo. O lançamento está programado para acontecer em 2020, já como linha 2021.

Fotos: Automedia, CarPix

Envie seu flagra! flagra@motor1.com