Após a divulgação de uma série de esboços do exterior e de detalhes da cabine, a Kia finalmente confirma o batismo de seu novo SUV compacto global: Seltos. De acordo com a marca, o nome deriva da mitologia grega e foi diretamente inspirado em Celtos, filho de Hércules. Curiosamente, a marca optou por trocar o C pelo S, alegando que a mudança evidencia características como esportividade, estilo, sofisticação e espaço - palavras que na grafia inglesa começam justamente com S. Além disso, a troca enquadra o modelo na mesma estratégia de nomenclatura já usada nos demais SUVs/crossovers da marca: Soul, Stonic, Sportage e Sorento.

Galeria: Kia Tusker - Teaser

Como já dito, o modelo será posicionado acima do Soul e abaixo do Sportage, de modo a rivalizar diretamente com Honda HR-V, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade. Será vendido tanto na Índia quanto nos Estados Unidos, tendo o México como importante polo produtivo (o que reforça as chances de chegada ao Brasil). No visual, a expectativa é que o desenho do conceito (especialmente do Signature, mais recente) seja em grande parte preservado. Assim, a típica grade "nariz de tigre" será ladeada por faróis com estilo recortado e lentes brilhantes, enquanto o teto terá diversas opções de cores contrastantes com a carroceria.

Na traseira, lanternas horizontais avançarão sobre a tampa do porta-malas e se ligarão através de uma régua com acabamento cromado. No interior, as imagens adiantam variedade de revestimentos na composição do painel, central multimídia tipo tablet, console central elevado e abundância de porta-objetos. Comercialmente, o modelo atuará em países onde a Kia não vende nem o Stonic (restrito à Europa) nem o KX3 (exclusivo da China). Dessa forma, mercados como Brasil, Estados Unidos, México e Índia entram automaticamente na rota do crossover.

Fonte: Kia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com