page ad skin

Volkswagen pavimenta caminho para lançar brasileira Tarok nos EUA

Dirigentes da marca acreditam em abertura do mercado americano para picapes menores

Volkswagen Tarok Concept

Aguardada com grande expectativa há anos, a entrada da Volkswagen no concorrido segmento de picapes nos Estados Unidos parece estar cada vez mais próxima de se tornar realidade. Em reportagem recente, o site The Detroit News detalha parte das estratégias da marca e revela que a abordagem planejada será inovadora em relação a tudo o que já existe no mercado local. Nesse sentido, fica claro que o foco não será competir com as chamadas gigantes de Detroit (Chrysler, Ford e General Motors), mas sim apostar no lançamento de um modelo alternativo, capaz de atrair clientes dos mais variados segmentos e render bom volume de vendas.

Galeria: Volkswagen Tarok Concept

“À medida que as picapes de tamanho médio cresceram (ao ponto ficaram tão grandes quanto os modelos full-size de décadas atrás), se tornaram mais caras e menos eficientes, enxergamos espaço para um veículo de porte mais compacto, potencialmente acessível e de baixo consumo”, disse o o vice-presidente sênior de marketing de produtos da VW, Hein Schafer. "Então, nós queremos mostrar algo um pouco diferente - algo que está um pouco mais de acordo com o que um potencial cliente da VW poderia esperar", completou. Oficialmente o executivo não confirmou, mas todos os indícios apontam para o lançamento da Tarok, apresentada no Salão de São Paulo em 2018 e levada para o Salão de Nova York neste ano.

A escolha sobre a Tarok teria sido definida não apenas pela estratégia inovadora de criar um segmento inédito, mas também pelo receio de não lograr sucesso com a Tanoak (picape monobloco como a Tarok, porém com dimensões bem maiores e desenvolvida a partir do SUV Atlas). Esta última seria produzida dentro do mesmo conceito da Honda Ridgeline e teria de concorrer diretamente com Toyota Tacoma, Ford Ranger e Chevrolet Colorado (missão que o modelo Honda não desempenha com tanta maestria, apesar de bastante elogiado pela imprensa local). Dessa forma, criar uma nova categoria com a Tarok (sem a necessidade de brigar com rivais construídas sobre chassi) parece ser uma estratégia mais segura.

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept

Analistas de mercado afirmam que quanto menor o tamanho da picape, mais fácil é para marcas estrangeiras conseguirem se estabelecer. Isso porque, nos segmentos superiores, o índice de fidelidade para marcas domésticas é extremamente elevado (vide a diferença da Ford F-150 para a Nissan Titan, por exemplo). Ciente disse, a VW praticamente já cortou da lista de possibilidades um eventual lançamento da Tanoak ou da próxima geração da Amarok nos EUA. Além disso, já começa a amadurecer junto aos consumidores a ideia de um modelo inédito e menor. Em seu site, a marca recentemente rememorou a trajetória da VW Pickup (produzida na Pensilvânia entre 1979 e 1984 com base no Golf da época) e lançou a pergunta: "a América está pronta para uma picape menor de novo?".

Volkswagen Tarok Concept Live Photos
Volkswagen Tarok Concept Live Photos

Diante disso, não parece mais haver dúvidas sobre a escolha da Tarok. Resta saber apenas detalhes específicos sobre preços e local de produção. Hein Schafer já disse que, para ser competitiva, a picape precisa ser produzida na América do Norte e o fato de usar a plataforma MQB como base facilita consideravelmente os planos. Quanto ao preço, estima-se valor inicial na casa dos US$ 20.000 e final de US$ 30.000, com foco no público jovem e de estilo de vida mais alternativo.

Fonte: The Detroit News 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários