A Volkswagen e a JAC continuam a expandir sua parceria na China. Além de trabalharem em uma linha de veículos elétricos, as duas fabricantes irão desenvolver um serviço de táxis autônomos. O acordo foi assinado com Hefei, a cidade onde fica a JAC, criando um sistema de autônomos que podem ser usados tanto como táxi como para aluguel. No entanto, não tem data para começar a funcionar.

Galeria: Sol E20X

O acordo assinado entre Volkswagen e JAC tem a missão de transformar Hefei em uma cidade inteligente, possivelmente como a primeira frota de carros autônomos do mundo. A parceria permitirá que a VW teste novas tecnologias, modelos de negócios e produtos feitos para cidades que usem sistemas conectados, como comunicação veículo-a-veículo.

Ainda não há informações sobre qual carro será usado nesta frota. A Volkswagen começou a testar um Golf autônomo no mês passado, rodando nas ruas de Hamburg (Alemanha). O mais provável é que o sistema seja utilizado em um dos carros da marca Sol, criada na joint-venture com a JAC e que irá vender somente veículos elétricos, que estão previstos para começarem a ser vendidos na China nos próximos dois ou três anos.

Sol E20X
Sol E20X

A parceria entre JAC e Volkswagen está tão profunda que a fabricante alemã considera comprar uma grande quantidade de ações da empresa chinesa, aproveitando as mudanças nas regras para montadoras estrangeiras. Caso isso aconteça, a VW teria controle operacional da joint-venture, tomando as decisões sobre desenvolvimento e produção local.

Fonte: Automotive News

Envie seu flagra! flagra@motor1.com