A conferência para divulgar os últimos resultados financeiros da Honda rendeu muitas novidades. Além de revelar que a nova geração do Fit será revelada em outubro, a marca ainda disse que irá simplificar sua linha. Takahiro Hachigo, CEO da fabricante, explicou que a empresa irá cortar modelos que tenham propostas semelhantes em regiões diferentes, de forma a oferecer um único modelo.

Hachigo comentou um pouco sobre os próximos produtos da Honda. A empresa irá oferecer seu sistema híbrido com dois motores em praticamente toda a sua linha. Ele já aparece no Accord, CR-V e no sedã Insight (praticamente uma variante do Civic). O próximo será o novo Fit, confirmado para o Salão de Tóquio (Japão) em outubro.

Outra mudança será a Honda Architecture, iniciativa da empresa para aumentar sua eficiência em desenvolvimento e compartilhar mais peças entre vários modelos. A empresa diz que Civic, Accord, CR-V, Fit e HR-V correspondem a 60% de suas vendas globais, então faz sentido que eles tenham componentes iguais para ganho em escala. O primeiro carro a utilizar esta nova estratégia será um “modelo global” previsto para o ano que vem – pela programação, é bem possível que seja o novo Fit.

Além de reduzir custos em 10%, isto irá acelerar o desenvolvimento de carros. A Honda estima que, em 2025, a fabricante terá reduzido o número de horas de trabalho necessárias na criação de novos veículos em 30%. E, com essa redução, a empresa terá mais tempo para trabalhar em novas tecnologias para os seus carros no futuro.

Outros planos da Honda já eram conhecidos. A fabricante diz que dois terços de suas vendas globais serão eletrificadas até 2030. A maior parte deles serão híbridos, mas também haverão modelos elétricos, como o Honda E, hatch elétrico que fará sua estreia na Europa em breve e que é o percursor da futura linha EV da empresa.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com