Em leve retração em relação a março, as vendas diretas representaram 46,83% dos 221.321 veículos novos comercializados em abril. A Chevrolet, com 18,27%, repetiu a liderança entre as montadoras, seguida por Fiat (17,97%) e VW (16,66%). Superada pela Renault (9,62%) no mês anterior, a Ford (10,55%) retomou o quarto lugar.
Com quase 48% de seus emplacamentos, o Chevrolet Onix (9.399) manteve uma confortável liderança entre os automóveis. Terceiro em março, o VW Gol (5.120) subiu uma posição. O destaque do mês foi o Ford Ka Sedan (4.193), completando o pódio como líder entre os sedãs graças às quase 75% de suas unidades através de faturamento direto.
Vice-líder entre janeiro e março, o Jeep Renegade (3.687) também foi batido pelo Ford Ka (3.917) e caiu para quinto. A marca ainda emplacou o Compass (3.303) em oitavo, ambos com mais de 60% de suas vendas na modalidade. Sexto no ranking geral, o Fiat Argo (3.359) repetiu a posição com quase metade de seus emplacamentos.
Nono, o Hyundai HB20 (2.946) foi mais uma vez o modelo do top 10 menos dependente das vendas diretas (28,4%). Praticamente esquecida pelos consumidores no varejo – foram apenas 7 unidades no mês passado – a veterana Fiat Weekend (811) vendeu quase o mesmo do que o novato VW T-Cross (854).
Modelo mais recente da Citroën por aqui, o C4 Cactus (975) fechou o mês à frente do Renault Captur (893). Líder entre os SUVs no varejo, o Honda HR-V (274) foi o menos dependente da modalidade dentre os cinquenta modelos mais vendidos (7%). A marca japonesa ainda contou com os pouco mais de 8% do Honda Civic (180), último do ranking.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | ABR 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 9.399 | 47,91% | 19.619 |
2º | VW GOL | 5.120 | 71,31% | 7.180 |
3º | FORD KA SEDAN | 4.193 | 74,74% | 5.610 |
4º | FORD KA | 3.917 | 44,65% | 8.772 |
5º | JEEP RENEGADE | 3.687 | 64,53% | 5.714 |
6º | FIAT ARGO | 3.359 | 49,12% | 6.839 |
7º | CHEVROLET PRISMA | 3.357 | 49,91% | 6.726 |
8º | JEEP COMPASS | 3.303 | 67,00% | 4.930 |
9º | HYUNDAI HB20 | 2.946 | 28,37% | 10.386 |
10º | VW VOYAGE | 2.591 | 87,98% | 2.945 |
11º | NISSAN KICKS | 2.272 | 55,13% | 4.121 |
12º | RENAULT SANDERO | 2.251 | 57,18% | 3.937 |
13º | RENAULT KWID | 2.191 | 29,94% | 7.319 |
14º | RENAULT LOGAN | 1.980 | 87,03% | 2.275 |
15º | HYUNDAI CRETA | 1.875 | 42,74% | 4.387 |
16º | CHEVROLET SPIN | 1.581 | 71,54% | 2.210 |
17º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.543 | 44,61% | 3.459 |
18º | VW VIRTUS | 1.486 | 42,87% | 3.466 |
19º | FORD ECOSPORT | 1.476 | 54,34% | 2.716 |
20º | VW POLO | 1.369 | 26,99% | 5.073 |
21º | RENAULT DUSTER | 1.223 | 60,69% | 2.015 |
22º | TOYOTA COROLLA | 1.176 | 25,20% | 4.667 |
23º | FIAT UNO | 1.160 | 80,84% | 1.435 |
24º | HYUNDAI HB20S | 1.149 | 36,87% | 3.116 |
25º | CHEVROLET COBALT | 1.062 | 82,33% | 1.290 |
26º | FIAT MOBI | 1.014 | 24,26% | 4.179 |
27º | CITROËN C4 CACTUS | 975 | 64,91% | 1.502 |
28º | RENAULT CAPTUR | 893 | 47,73% | 1.871 |
29º | VW T-CROSS | 854 | 45,94% | 1.859 |
30º | FIAT WEEKEND | 811 | 99,14% | 818 |
31º | FIAT CRONOS | 752 | 39,64% | 1.897 |
32º | VW FOX/CROSS FOX | 710 | 20,28% | 3.501 |
33º | PEUGEOT 2008 | 614 | 75,43% | 814 |
34º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 610 | 35,78% | 1.705 |
35º | FIAT DOBLÒ | 545 | 97,67% | 558 |
36º | FIAT SIENA | 530 | 35,43% | 1.496 |
37º | TOYOTA ETIOS HATCH | 530 | 29,49% | 1.797 |
38º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 525 | 42,93% | 1.223 |
39º | HONDA FIT | 464 | 19,01% | 2.441 |
40º | NISSAN VERSA | 443 | 34,23% | 1.294 |
41º | HONDA CITY | 347 | 23,83% | 1.456 |
42º | VW TIGUAN | 346 | 26,13% | 1.324 |
43º | PEUGEOT 208 | 319 | 61,58% | 518 |
44º | CITROËN AIRCROSS | 291 | 76,58% | 380 |
45º | TOYOTA HILUX SW4 | 291 | 24,03% | 1.211 |
46º | TOYOTA YARIS HATCH | 281 | 8,89% | 3.162 |
47º | HONDA HR-V | 274 | 6,98% | 3.927 |
48º | VW UP | 266 | 24,43% | 1.089 |
49º | CHEVROLET TRACKER | 200 | 10,72% | 1.865 |
50º | HONDA CIVIC | 180 | 8,18% | 2.201 |
Com suas duas representantes no topo, ambas acima dos 70% de representatividade, a Fiat viu a Strada (5.820) abrir quase 2 mil unidades de vantagem sobre a Toro (3.900). A VW Saveiro (3.024), novamente terceira, veio bem atrás.
Em disputa acirrada pelo quarto lugar, a Chevrolet S10 (1.381) levou a melhor sobre a Toyota Hilux (1.271), preferida no varejo. A Ford Ranger, com 1.131 emplacamentos, deixou a VW Amarok (1.094) para trás. Quarta em março, a Fiat Fiorino (460) desta vez ficou fora do top 10.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | ABR 19 |
1º | FIAT STRADA | 5.820 | 94,97% | 6.128 |
2º | FIAT TORO | 3.900 | 71,19% | 5.478 |
3º | VW SAVEIRO | 3.024 | 90,51% | 3.341 |
4º | CHEVROLET S10 | 1.381 | 60,25% | 2.292 |
5º | TOYOTA HILUX | 1.271 | 33,05% | 3.846 |
6º | FORD RANGER | 1.131 | 66,37% | 1.704 |
7º | VW AMAROK | 1.094 | 59,20% | 1.848 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 991 | 88,32% | 1.122 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 885 | 86,59% | 1.022 |
10º | RENAULT MASTER | 524 | 69,59% | 753 |
11º | FIAT FIORINO | 460 | 46,37% | 992 |
12º | MITSUBISHI L200 | 372 | 44,71% | 832 |
13º | FIAT DUCATO | 279 | 77,93% | 358 |
14º | NISSAN FRONTIER | 257 | 40,79% | 630 |
15º | CITROËN JUMPY | 179 | 94,71% | 189 |
16º | PEUGEOT EXPERT | 173 | 94,54% | 183 |
17º | PEUGEOT PARTNER | 94 | 59,49% | 158 |
18º | VW EXPRESS | 55 | 19,71% | 279 |
19º | CITROËN JUMPER | 39 | 100,00% | 39 |
20º | HYUNDAI HR | 38 | 22,89% | 166 |
21º | PEUGEOT BOXER | 22 | 100,00% | 22 |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 18 | 8,41% | 214 |
23º | CITROËN BERLINGO | 14 | 37,84% | 37 |
24º | RAM 2500 | 14 | 23,73% | 59 |
25º | IVECO DAILY 35S14 | 6 | 4,03% | 149 |
26º | IVECO DAILY | 5 | 33,33% | 15 |
27º | IVECO DAILY 30S13 | 5 | 5,21% | 96 |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 5 | 33,33% | 15 |
29º | AGRALE MARRUÁ | 1 | 100,00% | 1 |
30º | EFFA V22 | 1 | 33,33% | 3 |
31º | FIAT DOBLÒ | 1 | 100,00% | 1 |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 1 | 5,26% | 19 |
33º | RENAULT KANGOO | 1 | 20,00% | 5 |
Fonte: Fenabrave