Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Ford nos últimos anos, o inédito SUV elétrico inspirado no Mustang ainda é um segredo guardado a sete chaves. Não há conhecimento claro sobre detalhes do visual, mas designers especializados na criação de projeções acabam encontrando caminho livre para usar a imaginação das mais variadas formas possíveis. Prova disso são as renderizações desta página, que revelam uma visão alternativa do que será o futuro utilitário EV, na forma de um crossover com jeitão de perua e vestido com trajes aventureiros.

Galeria: Ford Mustang SUV - Projeção

O carro de produção pode não adotar exatamente este visual, mas desde já é possível ter uma visão geral do caminho a ser seguido pela marca. O nome do modelo ainda é uma incógnita, mas depois de cancelar o uso do termo Mach 1 (nome que remete diretamente ao passado do Mustang), a Ford registrou nos Estados Unidos a alcunha Mach E (que continua fazendo referência ao pony car, mas agora com o "E" de elétrico). O registro inclui as variações “Mach E” e “Mach-E", sendo ambas descritas como pertencentes a “veículos automotores, veículos elétricos, automóveis de passageiros, caminhões, veículos utilitários esportivos, veículos fora-de-estrada".

Ford Mustang SUV Concept

Pelo que sabemos até agora, o projeto atende pelo codinome CX430 e está sendo tocado por uma nova equipe chamada Ford Team Edison, que se concentra exclusivamente no desenvolvimento de veículos eletrificados da Ford e da Lincoln.  A ideia é que o modelo seja posicionado ao lado da nova geração do Escape/Kuga, porém com proposta mais voltada para performance. A plataforma usada será a C2 do novo Focus, que desfruta de bastante flexibilidade, mas oferece como padrão tração dianteira (característica que vai de encontro à proposta de relacionar o novo SUV ao Mustang).

Detalhes sobre o powertrain também são restritos, mas a ideia é oferecer cerca 480 quilômetros de autonomia nas versões mais básicas e 600 km nas variantes topo de linha. Também há planos para uma variante de alto desempenho, mas ainda não está claro se será uma opção com baterias exclusivas ou apenas atualizadas para um alcance ligeiramente maior. A Ford promete revelar mais informações em novembro e esperamos que o anúncio seja acompanhado de algumas imagens, afinal, qualquer projeção ainda é um tiro no escuro. A chegada oficial ao mercado está programada para 2020, como modelo 2021.

Projeções: Kolesa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com