Inaugurado em abril de 2014 como a primeira unidade fabril 100% da Nissan no Brasil, o complexo industrial de Resende, no Rio de Janeiro, completa nesta semana cinco anos. Fruto da aplicação de mais de R$ 2,6 bilhões, o empreendimento já produziu mais de 300 mil veículos ao longo desse tempo e abriga atualmente as linhas de montagem dos modelos Kicks, March e Versa, além da fabricação dos motores 1.0 e 1.6.

Abastece principalmente o mercado nacional, mas também tem como ponto forte as atividades de exportação, sendo responsável por enviar veículos para pelo menos oito diferentes destinos na América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai.

Galeria: Fábrica Nissan - Resende (RJ)

"O Complexo Industrial da Nissan em Resende atingiu marcas importantes ao longo desses cinco anos. Foram mais de 300 mil veículos produzidos para o mercado interno e externo. O que demonstra que estamos consolidando nossa operação no Brasil e reforça o compromisso com o país. Em Resende, temos uma equipe de milhares de funcionários comprometidos em entregar para os nossos clientes produtos produzidos no país com a qualidade e inovação japonesa", diz Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

A planta emprega no total mais de 2.500 pessoas e opera dentro dos mais modernos padrões de produção globais da Nissan. São 97 robôs e 167 AGV’s (Automatic Guided Vehicles), que têm a função de otimizar o tempo de produção e facilitar o processo e o transporte dos carros na linha. Além disso, o processo de pintura segue o sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia.

Fonte: Nissan

Envie seu flagra! flagra@motor1.com