A Volkswagen tenta disfarçar os testes do Tiguan R, versão esportiva do SUV médio, rodando com o modelo na configuração R-Line. Ele foi avistado em testes, mas as quatro saídas de escapamento denunciam que trata-se da variante esportiva de verdade, que deve utilizar o motor 2.0 TSI de quase 400 cv que equipará o Golf R Plus. A estreia é esperada para setembro, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha).

Galeria: Volkswagen Tiguan R - Novos flagras

O Volkswagen Tiguan R está em testes desde outubro de 2016, quando um modelo similar a este foi visto em Nürburgring. Com tanto tempo de desenvolvimento, torcemos para que sua apresentação não demore muito mais, já que o SUV normal já foi lançado. Quando for lançado, o Tiguan R será posicionado acima do recém-apresentado T-Roc R, expandindo a linha R de esportivos - que, segundo alguns rumores, deve crescer com a chegada do Arteon R.

Sob o capô deve aparecer uma versão melhorada do motor 2.0 turbo de quatro cilindros da Volkswagen. Considerando que o T-Roc R conta com 300 cv de potência, faz sentido que o maior (e mais caro) Tiguan seja ainda mais potente para lidar não só com a diferença no peso, como também para justificar seu preço e garantir que eles não roubem as vendas um do outro.

Ainda não está claro quanta potência terá. Porém, com rumores falando de um Golf R Plus de quase 400 cv, parece que os engenheiros da VW podem extrair bem mais força do 2.0 TSI. Ele utilizará o sistema de tração integral 4Motion e não ficaremos surpresos se ele adotar o câmbio DSG de dupla embreagem.

Volkswagen Tiguan R - Novos flagras
Volkswagen Tiguan R - Novos flagras

Ainda não há informações sobre quanto pode custar. Com certeza será mais caro do que o T-Roc R, ao mesmo tempo custando menos do que o futuro Audi RS Q3 e seu motor de cinco cilindros.

O Salão de Frankfurt, em setembro, seria um bom palco para a estreia do Volkswagen Tiguan R, junto com outra grande novidade da marca: o hatchback elétrico ID., na versão de produção. Ainda há rumores sobre um possível Tiguan Coupe, mas que não está confirmado.

Fotos: Automedia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com