Que o Onix é um verdadeiro fenômeno do mercado brasileiro não restam dúvidas. Mas em março o hatch da GM foi além: após uma primeira quinzena fraca, ele se recuperou de maneira impressionante e encerrou o mês com 18.279 emplacamentos, um avanço de quase 42% sobre o mesmo período de 2018. Este foi o 6º mês seguido em que o Onix superou a barreira das 18 mil unidades.
Para completar o domínio, seus dois principais adversários – Hyundai HB20 (9.051, -1,8%) e Ford Ka (8.341, -13,4%) - tiveram resultados piores do que há um ano. Sexto em fevereiro, o VW Gol (6.620) subiu duas posições e trocou de lugar com o Polo (5.082), que perdeu mais de 17% dos compradores do ano passado.
Destaque de fevereiro, o Fiat Argo (4.643) recuou mais de 30% nas últimas semanas e ficou sob ameaça do Renault Sandero (4.334) na disputa pelo sexto lugar. Logo atrás do VW Fox (3.451), o Toyota Yaris (3.067) chegou a nove meses seguidos à frente do Honda Fit (2.306), que recuou quase 12% sobre 2018.
Sem fôlego desde o lançamento do irmão mais novo, o Toyota Etios (1.353) viu sumirem quase 60% de seus compradores. O veterano Fiat Uno, que havia superado a barreira das 2 mil unidades em fevereiro, desta vez só conquistou a preferência de 913 clientes, resultado mais fraco desde julho (883). Com 505 unidades, quase 70% a menos do que há um ano, o Nissan March segue como mero coadjuvante.
Atrás do Peugeot 208 (431), C3 e Fiesta não tiveram motivo algum para comemorar. Com 301 unidades, o Citroën não vendia tão pouco desde junho de 2003 (340). Já o Ford, com aposentadoria confirmada após o anúncio de fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), teve o seu pior desempenho na atual geração e só não foi o lanterna porque os já descontinuados Fiat Palio (2) e Fiat Punto (1) não passaram em branco.
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/19 | FEV/19 | MAR/18 | % MAR 19 | % FEV 19 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | CHEVROLET ONIX | 18279 | 18392 | 12918 | 26,50% | 27,03% | -0,61% | 41,50% |
2º | HYUNDAI HB20 | 9051 | 8055 | 9216 | 13,12% | 11,84% | 12,36% | -1,79% |
3º | FORD KA | 8341 | 7633 | 9626 | 12,09% | 11,22% | 9,28% | -13,35% |
4º | VW GOL | 6620 | 4565 | 5877 | 9,60% | 6,71% | 45,02% | 12,64% |
5º | VW POLO | 5082 | 4813 | 6148 | 7,37% | 7,07% | 5,59% | -17,34% |
6º | FIAT ARGO | 4643 | 6674 | 4349 | 6,73% | 9,81% | -30,43% | 6,76% |
7º | RENAULT SANDERO | 4334 | 3604 | 4105 | 6,28% | 5,30% | 20,26% | 5,58% |
8º | VW FOX / CROSSFOX | 3451 | 3795 | 3349 | 5,00% | 5,58% | -9,06% | 3,05% |
9º | TOYOTA YARIS | 3067 | 2828 | 0 | 4,45% | 4,16% | 8,45% | - |
10º | HONDA FIT | 2306 | 2278 | 2611 | 3,34% | 3,35% | 1,23% | -11,68% |
11º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1353 | 1298 | 3228 | 1,96% | 1,91% | 4,24% | -58,09% |
12º | FIAT UNO | 913 | 2006 | 947 | 1,32% | 2,95% | -54,49% | -3,59% |
13º | NISSAN MARCH | 505 | 346 | 1553 | 0,73% | 0,51% | 45,95% | -67,48% |
14º | PEUGEOT 208 | 431 | 697 | 727 | 0,62% | 1,02% | -38,16% | -40,72% |
15º | CITROËN C3 | 301 | 367 | 716 | 0,44% | 0,54% | -17,98% | -57,96% |
16º | FORD FIESTA | 300 | 675 | 1463 | 0,43% | 0,99% | -55,56% | -79,49% |
17º | FIAT PALIO | 2 | 4 | 51 | 0,00% | 0,01% | -50,00% | -96,08% |
18º | FIAT PUNTO | 1 | 1 | 2 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | -50,00% |
|
| 68980 | 68031 | 66886 | 100,00% | 100,00% | 1,39% | 3,13% |
MODELOS DE ENTRADA
Entre os modelos mais baratos, todos, sem exceção, tiveram resultados inferiores aos de 2018. A única diferença é que o Renault Kwid (5.853) caiu menos (-9,3%) e assegurou quase 60% de participação de mercado, vendendo quase o dobro do Fiat Mobi (3.099).
Destaque negativo em fevereiro, quando registrou 839 unidades, o up! manteve a trajetória de queda. Os 899 emplacamentos do VW representaram o segundo pior resultado desde dezembro de 2013 (108) e uma retração de mais de 40% sobre 2018. Lanterna nas últimas listas, o Chery QQ (187) ao menos não foi o pior de março porque Geely GC2 e Kia Picanto conquistaram consumidores solitários.
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/19 | FEV/19 | MAR/18 | % MAR 19 | % FEV 19 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | RENAULT KWID | 5853 | 5473 | 6454 | 58,30% | 47,88% | 6,94% | -9,31% |
2º | FIAT MOBI | 3099 | 4885 | 4335 | 30,87% | 42,74% | -36,56% | -28,51% |
3º | VW UP! | 899 | 839 | 1551 | 8,95% | 7,34% | 7,15% | -42,04% |
4º | CHERY QQ | 187 | 233 | 259 | 1,86% | 2,04% | -19,74% | -27,80% |
5º | GEELY GC2 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
6º | KIA PICANTO | 1 | 0 | 28 | 0,01% | 0,00% | - | -96,43% |
|
| 10040 | 11430 | 12627 | 100,00% | 100,00% | -12,16% | -20,49% |
Fonte: Fenabrave