Apresentado há mais de quatro anos como um conceito (nas fotos abaixo), a Hyundai Santa Cruz adianta uma picape média da marca coreana, que seria lançada para disputar espaço com modelos como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, só que com uma proposta lifestyle. Após tanto tempo, a fabricante diz que ela finalmente está em desenvolvimento e que o lançamento será entre o final de 2020 e começo de 2021.

Galeria: Hyundai Santa Cruz Concept

Luc Donckerwolke, chefe de design da Hyundai, revelou no final do ano passado que "o processo para produzir [a picape] já começou", após completar o design final. Enquanto o conceito tenha um visual bem interessante, a Santa Cruz de produção não terá a mesma cara que o protótipo. SangYup Lee, chefe do centro de design global da Hyundai, explica que a versão conceitual era baseada na identidade de design antiga da marca, que já não é mais utilizada.

Por isso, a versão final da Santa Cruz terá um novo visual, mais alinhado com a identidade atual da empresa, vista em modelos como o SUV Palisade - que serviu de inspiração para nossos artistas nesta projeção. Vale lembrar que a Hyundai prometeu acabar com a estratégia de usar o mesmo design para todos os carros, fazendo com que cada veículo tenha uma aparência distinta. Isso significa que a Santa Cruz terá sua chance de impressionar, pois SangYup Lee promete que ela terá "muito caráter".

Em entrevistas anteriores, executivos da Hyundai confirmaram que a Santa Cruz terá a mesma plataforma que a nova geração do Tucson e que ainda deve dar origem a uma versão para a Kia. Enquanto o conceito foi revelado com um motor diesel, podemos esperar também uma variante a gasolina para mercados como os Estados Unidos. Alguns elementos do protótipo não devem ser utilizados, como as portas traseiras suicidas (que abrem para trás).

A Hyundai ainda não confirma em quais mercados irá vender a picape. Será um modelo muito mais voltado para jovens na cidade do que para trabalho, pois terá construção monobloco. A marca estaria trabalhando em uma outra picape, esta sim feita com carroceria sobre chassi para quem precisa de robustez.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com