As vendas de sedãs médios premium encerraram fevereiro com alta de 10% em relação ao mesmo período de 2018. Mas o grande destaque do mês mais curto do ano foi a disputa acirradíssima pela liderança. O Mercedes Classe C (252), mesmo com retração de 2%, chegou a 14 meses consecutivos no topo das preferências.

A vantagem, no entanto, foi muito apertada. Em seu sexto mês seguido no pódio e com avanço de quase 90% nos últimos 12 meses, o Audi A3 Sedan ficou apenas 20 unidades atrás (232). Em momento de troca de gerações, o BMW Série 3 veio na cola, com 224 emplacamentos.

Mercedes C200 abre

Sexto em janeiro, o Mercedes CLA (52) subiu duas posições, mas com retração superior a 40% sobre o ano passado. Ambos com quedas acima dos 34%, A4 (38) e A5 (27) foram os outros representantes da Audi no segmento. A lanterna coube ao Jaguar XE, com apenas 16 unidades.

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

FEV/19

JAN/19

FEV/18

% FEV 19

% JAN 19

VARIAÇÃO FEV/JAN

VARIAÇÃO 2019/2018

MERCEDES-BENZ CLASSE C

252

313

257

29,96%

31,43%

-19,49%

-1,95%

AUDI A3 SEDAN

232

281

124

27,59%

28,21%

-17,44%

87,10%

BMW SÉRIE 3

224

258

165

26,63%

25,90%

-13,18%

35,76%

MERCEDES-BENZ CLA

52

17

93

6,18%

1,71%

205,88%

-44,09%

AUDI A4

38

90

58

4,52%

9,04%

-57,78%

-34,48%

AUDI A5

27

26

42

3,21%

2,61%

3,85%

-35,71%

JAGUAR XE

16

11

25

1,90%

1,10%

45,45%

-36,00%

 

 

841

996

764

100,00%

100,00%

-15,56%

10,08%

Na faixa de cima, o Panamera, que vinha sendo o destaque dos últimos meses, perdeu força: com apenas 5 unidades, seu resultado mais fraco desde agosto (3) o Porsche perdeu metade dos compradores do ano passado e caiu para o terceiro lugar, empatado com o sueco Volvo S90 (5)

Porsche Panamera 4 e-Hybrid

Já o BMW Série 5, que em janeiro havia tido o seu desempenho menos expressivo desde março de 2017 (6), cresceu quase 37% e emplacou mais do que o dobro do vice-líder Mercedes Classe E (12), que perdeu 2/3 dos compradores do ano passado.

Fechando as cinco primeiras colocações, o Mercedes Classe S recuou 25% e repetiu as mesmas 3 unidades de janeiro. Empatados com uma unidade cada, Audi A6, BMW Série 7, Jaguar XF e Lexus ES ficaram atrás do Jaguar XJ (2), top de linha da marca britânica.

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

FEV/19

JAN/19

FEV/18

% FEV 19

% JAN 19

VARIAÇÃO FEV/JAN

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 5

26

6

19

45,61%

12,24%

333,33%

36,84%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

12

15

36

21,05%

30,61%

-20,00%

-66,67%

PORSCHE PANAMERA

5

20

10

8,77%

40,82%

-75,00%

-50,00%

VOLVO S90

5

1

0

8,77%

2,04%

400,00%

NOVO

MERCEDES-BENZ CLASSE S

3

3

4

5,26%

6,12%

0,00%

-25,00%

JAGUAR XJ

2

0

2

3,51%

0,00%

-

0,00%

AUDI A6

1

3

1

1,75%

6,12%

-66,67%

0,00%

BMW SÉRIE 7

1

0

2

1,75%

0,00%

-

-50,00%

JAGUAR XF

1

0

1

1,75%

0,00%

-

0,00%

10º

LEXUS ES

1

1

6

1,75%

2,04%

0,00%

-83,33%

 

 

57

49

81

100,00%

100,00%

16,33%

-29,63%

Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.

Fonte: Fenabrave

Galeria: Teste CARPLACE: BMW 320i ActiveFlex e Audi A3 Sedan fazem duelo dos futuros nacionais

Envie seu flagra! flagra@motor1.com