Após estrear na Europa em meados do ano passado, o upgrade de potência aplicado ao motor 3.0 V6 turbodiesel da Volkswagen Amarok já tem data marcada para ser oferecido também na América do Sul. Conforme adianta o site argentino 16 Válvulas, a marca programa para o fim do ano o lançamento da novidade na região com as mesmas especificações disponíveis no mercado europeu, ou seja, potência de 258 cv, torque de 59,1 kgfm e picos de até 272 cv quando ativada a função overboost (como no caso de ultrapassagens, por exemplo). Para efeito de comparação, a versão mais potente da Amarok hoje oferecida no Brasil entrega 225 cv e 56,1 kgfm de força.

Galeria: Volkswagen Amarok V6 - Lançamento

O fôlego extra é resultado de alterações aplicadas no mapeamento da eletrônica do motor e tem a clara meta de fazer da Amarok a picape média mais potente do mercado. A Mercedes-Benz Classe X V6, principal rival a ser enfrentada, tem os mesmos 258 cv, mas gera 56 kgfm (3 kgfm menos) e não possui a função overboost. A ideia da Volkswagen é explorar comercialmente o título e gerar um diferencial competitivo para sua picape. No mais, a Amarok seguirá sem alterações no câmbio automático de 8 marchas e na tração integral 4Motion - uma versão manual com este motor não está nos planos.

O site, que entrevistou o gerente-geral da VW na Argentina, Martín Massimino, adianta ainda que a novidade será oferecida com alterações no visual. Nada está definido por enquanto, mas o executivo deixou a entender que está sendo cogitada a aplicação de acessórios, entre outras modificações leves. Foi confirmado ainda que a configuração mais potente será fixa na gama e não chegará ao mercado como mera edição limitada. Ou seja, o objetivo é realmente substituir as versões de 225 cv pela variante de 258 cv. O lançamento deve fazer parte da linha 2020, tanto na Argentina quanto no Brasil.

Fonte: 16Válvulas 

Galeria: Comparativo VW Amarok 3.0 V6 x Chevrolet S10 2.8

Foto de: Redação
Envie seu flagra! flagra@motor1.com