A Toyota está desenvolvendo um novo motor de três cilindros, conhecido pelo código M15C. Segundo a mídia asiática, ele foi criado para gradualmente substituir os motores da linha NR, desde o 1.3 do Etios até, possivelmente, o 1.2 turbo usado pelo SUV CH-R e pelo novo Corolla em alguns mercados. E ele já é cotado para a próxima geração do Yaris, que pode adotar a plataforma modular TNGA.

Galeria: Toyota Yaris 2019 - Brasil

O motor M15C será um 1.5 de três cilindros e que já teve alguns detalhes revelados na China em registro no governo. Aspirado, ele terá uma potência máxima de 118 cv, enquanto o torque chega a 14,9 kgfm. Em comparação, o 1.5 2NR-FBE usado no Yaris nacional tem 105 cv e 14,3 kgfm (passando para 110 cv e 14,9 kgfm com etanol). Só que o novo 1.5 terá injeção direta, ao invés de multiponto. Há relatos contraditórios sobre a possibilidade de receber uma variante turbo.

Este motor é cotado para para a nova geração do Yaris, que adotará a plataforma modular TNGA, movimento que acontecerá no Japão e na Ásia. Ainda há rumores sobre a chegada de um 1.3 com mudanças semelhantes, para as versões de entrada, mas que ainda não foi confirmado e que não há qualquer informação oficial divulgada.

Fontes: Auto Home e Auto Machi

Envie seu flagra! flagra@motor1.com