Mas não espere que chegue aos 400 cv como o o conceito R400

A Volkswagen ainda não divulga muitas informações sobre a oitava geração do Golf, mas o pessoal de Wolfsburg está bem animado para falar um pouco sobre o hatch médio. Em entrevista à revista Top Gear, Jost Capito, chefe da divisão R, disse que o novo VW Golf R, a melhor versão do carro, será "fantástico" - isso porque os executivos da empresa já dizem que o hatchback será "um grande salto". A marca irá apresentar o Golf VIII no 2º semestre, enquanto a variante R deve ficar somente para 2021.

Galeria: Volkswagen Golf R 2018 - Avaliação

E o que isso significa? No momento, sabemos que não terá uma mecânica híbrida que aumente sua potência, algo revelado por Jürgen Stackmann, membro da diretoria da VW, que explicou que um híbrido precisa ser acessível e ecológico ao invés de ocupar o espaço de um carro esportivo. É para isso que o Golf GTE existe e ele terá uma nova geração como alternativa ao GTI. Stackmann diz que o Golf R é "o rei da performance", mas não espere por uma quantidade absurda de potência.

Quando questionado pela Top Gear sobre a razão da Volkswagen decidir não produzir o conceito R400, Capito explicou que teria um preço muito alto para os clientes. Ele ainda diz que os clientes deste segmento querem cerca de 300 cv e um preço abaixo dos 50 mil euros (R$ 216.305). Como exemplo, o Golf R atual tem preço inicial de 44.405 euros (R$ 192.100). Segundo Capito, se tivesse chegado aos 400 cv, o Golf R teria passado dessa faixa de preço e teria perdido até metade de suas vendas.

Enquanto a nova geração do Golf R deve aparecer apenas daqui a um ano e meio, a VW lança o T-Roc R, versão mais potente do SUV baseado no Golf. Curiosamente, Capito acredita que o T-Roc R anda melhor do que o Golf R, apesar de ser um crossover e ter um centro de gravidade mais alto. A Volkswagen começou o desenvolvimento com o Golf R e "modificou tudo" para funcionar melhor no modelo mais alto.

Volkswagen Golf R 2018 - Avaliação
Volkswagen Golf R 2018 - Avaliação

Capito diz que a Volkswagen trabalha em mais modelos R, mas o Polo não será um deles, já que ele não tem nenhuma versão com o sistema de tração integral 4Motion. Há alguns rumores sobre o lançamento do Tiguan R e Arteon R, mas ainda não foram confirmados.

Fonte: Top Gear