Além de mostrar tecnologias que disponibilizarão no futuro, as montadoras aproveitam os salões automotivos para sinalizar o caminho de estilo que seus próximos modelos terão. Este é o caso do IMQ concept, um conceito mostrado no Salão de Genebra que antecipa o DNA que estará presente na futura geração de SUVs da Nissan.

Com comprimento de 4,56 metros, o Nissan IMQ se encaixa dentro da gama SUV da marca acima do Kicks, o que abre um leque de opções para uso de suas características estéticas, o que inclui o descolado Juke, o belo Qashqai e até o prometido X-Trail.

Galeria: Nissan IMQ Concept car

À primeira vista, podemos ver uma frente muito poderosa, que agora tem uma grade frontal com a assinatura V-Motion mais sutil, mas que adiciona bordas muito afiadas nas extremidades do carroceria. Naturalmente, há também elementos como luzes diurnas com tecnologia LED, teto panorâmico com queda acentuada e caixas de rodas com linhas bem marcadas.

Em linhas gerais, já é possível visualizar os traços de um SUV de produção real. Basta incorporar os espelhos retrovisores e maçanetas convencionais, além de para-choques ligeiramente modificados e pneus menores. Destaque também para a coluna C, com desenho que já conhecemos do Kicks e de outros recentes lançamentos da montadora japonesa, inclusive no novo March - e estará também no futuro Versa.

Por dentro, aquele ambiente futuro e clean que vemos em muitos conceitos. Chama a atenção a ausência completa de mostradores. Em seu lugar há uma imensa tela colorida de 33 polegadas responsável por absolutamente todas as funções do carro, desde a instrumentação e entretenimento a até informações do sistema e-Power.

Nissan IMQ é equipado com o sistema e-Power

Antecipando as tecnologias que estarão presentes no futuro, o Nissan IMQ utiliza o sistema de propulsão e-Power, semelhante ao já incorporado pela Nissan no compacto Note e que está em desenvolvimento para o Kicks. Isso significa que o Nissan IMQ é um carro elétrico de longo alcance: seu sistema integra um motor a gasolina de 1,5 litro que atua como gerador para recarregar a bateria, responsável pela alimentação dos motores elétricos. O resultado? Um SUV equipado com tração integral, 340 cv e o generoso torque máximo de 71 kgfm.

'

Somado a tudo isso, o IMQ incorpora um sistema de condução totalmente autônomo, uma evolução do Nissan ProPILOT que já incorpora a tecnologia Invisible-Visible da Nissan, o sistema de realidade aumentada em 3D "que combina o mundo real com o virtual para melhorar a experiência de condução".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com