Após um mês de janeiro em que a participação total na composição de mercado foi de quase 64%, as vendas no varejo em fevereiro representaram 57,06% dos 189.850 automóveis e comerciais leves, patamar similar ao registrado em dezembro.
Entre as montadoras, Chevrolet (16,68%) e VW (13,43%) mantiveram as mesmas posições dos meses anteriores. A Hyundai (10,65%), quarta em janeiro, subiu uma posição, apenas 0,01 ponto percentual à frente da Fiat (10,64%). A Toyota (9,86%) completou o top 5.
Chevrolet Onix (10.321) e Hyundai HB20 (6.682) mantiveram o top 2 inalterado desde março do ano passado. Quinto em janeiro, o Renault Kwid (4.700) completou o pódio com quase 86% de suas vendas concentradas na modalidade, número inferior, no top 10, apenas aos quase 91% do Honda HR-V (3.872), 6º, líder entre os SUVs e único representante do segmento na parte de cima da tabela.
Fora do top 10, o Toyota Corolla (2.491) por pouco não perdeu a posição de modelo mais vendido da marca para o Yaris Hatch (2.234). Assim como já acontecera em janeiro, o Ford Ecosport (1.505) vendeu mais do que rivais diretos como Nissan Kicks (1.383) e Jeep Renegade (1.309). Estreante, o Chery Tiggo 5X (342) ficou à frente do Fiat Uno (341).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 10.321 | 56,12% | 18.392 |
2º | HYUNDAI HB20 | 6.682 | 82,95% | 8.055 |
3º | RENAULT KWID | 4.700 | 85,88% | 5.473 |
4º | FORD KA | 4.612 | 60,42% | 7.633 |
5º | VW POLO | 4.082 | 84,81% | 4.813 |
6º | HONDA HR-V | 3.872 | 90,98% | 4.256 |
7º | FIAT ARGO | 3.745 | 56,11% | 6.674 |
8º | CHEVROLET PRISMA | 3.428 | 52,75% | 6.499 |
9º | VW FOX | 3.141 | 82,77% | 3.795 |
10º | FIAT MOBI | 2.982 | 61,04% | 4.885 |
11º | TOYOTA COROLLA | 2.491 | 74,16% | 3.359 |
12º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.234 | 79,00% | 2.828 |
13º | HYUNDAI CRETA | 2.222 | 55,77% | 3.984 |
14º | VW VIRTUS | 2.046 | 65,87% | 3.106 |
15º | HONDA CIVIC | 1.900 | 88,25% | 2.153 |
16º | HYUNDAI HB20S | 1.820 | 86,01% | 2.116 |
17º | RENAULT SANDERO | 1.795 | 49,81% | 3.604 |
18º | VW GOL | 1.631 | 35,73% | 4.565 |
19º | JEEP COMPASS | 1.608 | 36,79% | 4.371 |
20º | HONDA FIT | 1.608 | 70,59% | 2.278 |
21º | FORD ECOSPORT | 1.505 | 67,01% | 2.246 |
22º | NISSAN KICKS | 1.383 | 33,43% | 4.137 |
23º | JEEP RENEGADE | 1.309 | 27,82% | 4.706 |
24º | FIAT CRONOS | 1.210 | 76,97% | 1.572 |
25º | FIAT SIENA | 1.209 | 73,14% | 1.653 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.191 | 64,14% | 1.857 |
27º | CHEVROLET TRACKER | 1.128 | 94,00% | 1.200 |
28º | FORD KA SEDAN | 1.111 | 36,81% | 3.018 |
29º | NISSAN VERSA | 1.059 | 59,73% | 1.773 |
30º | RENAULT DUSTER | 971 | 57,59% | 1.686 |
31º | TOYOTA ETIOS HATCH | 947 | 72,96% | 1.298 |
32º | HONDA WR-V | 921 | 93,88% | 981 |
33º | TOYOTA SW4 | 780 | 75,88% | 1.028 |
34º | HONDA CITY | 745 | 51,74% | 1.440 |
35º | VW UP | 678 | 80,81% | 839 |
36º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 671 | 45,86% | 1.463 |
37º | RENAULT CAPTUR | 635 | 36,37% | 1.746 |
38º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 533 | 82,38% | 647 |
39º | VW JETTA | 522 | 41,83% | 1.248 |
40º | FORD FIESTA | 521 | 77,19% | 675 |
41º | HYUNDAI TUCSON | 521 | 84,99% | 613 |
42º | VW TIGUAN | 514 | 88,32% | 582 |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 492 | 33,68% | 1.461 |
44º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 476 | 100,00% | 476 |
45º | CHEVROLET SPIN | 454 | 40,04% | 1.134 |
46º | CHEVROLET EQUINOX | 376 | 86,04% | 437 |
47º | VW VOYAGE | 373 | 21,67% | 1.721 |
48º | KIA SPORTAGE | 351 | 100,00% | 351 |
49º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 342 | 88,37% | 387 |
50º | FIAT UNO | 341 | 17,00% | 2.006 |
Comerciais leves
Sem novidade, a Toyota Hilux (2.191) vendeu mais do que a soma da Toro (977) e da Chevrolet S10 (935) entre os comerciais leves. A Fiat, aliás, teve menos de 30% de suas vendas no varejo. A VW Amarok, com 667 unidades, chegou a dez meses ininterruptos como a quarta colocada.
A surpresa do mês foi a quinta posição da Nissan Frontier (644), dona da maior concentração de vendas na modalidade dentre as dez primeiras. Situação oposta à da Fiat Strada (411) e seus pouco mais de 6%.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV 19 |
1º | TOYOTA HILUX | 2.191 | 76,02% | 2.882 |
2º | FIAT TORO | 977 | 29,07% | 3.361 |
3º | CHEVROLET S10 | 935 | 49,03% | 1.907 |
4º | VW AMAROK | 667 | 49,66% | 1.343 |
5º | NISSAN FRONTIER | 644 | 87,50% | 736 |
6º | FORD RANGER | 515 | 36,79% | 1.400 |
7º | FIAT FIORINO | 502 | 50,40% | 996 |
8º | MITSUBISHI L200 | 489 | 63,26% | 773 |
9º | FIAT STRADA | 411 | 6,27% | 6.553 |
10º | VW SAVEIRO | 345 | 11,78% | 2.928 |
11º | RENAULT MASTER | 303 | 39,40% | 769 |
12º | VW EXPRESS | 215 | 84,65% | 254 |
13º | RENAULT DUSTER OROCH | 161 | 20,05% | 803 |
14º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 151 | 92,07% | 164 |
15º | IVECO DAILY 3514 | 134 | 94,37% | 142 |
16º | KIA K2500 | 128 | 100,00% | 128 |
17º | CHEVROLET MONTANA | 112 | 12,29% | 911 |
18º | FIAT DUCATO | 104 | 24,82% | 419 |
19º | PEUGEOT PARTNER | 72 | 33,96% | 212 |
20º | IVECO DAILY 30S13 | 53 | 96,36% | 55 |
21º | RAM 2500 | 42 | 64,62% | 65 |
22º | HYUNDAI HR | 41 | 80,39% | 51 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 41 | 87,23% | 47 |
24º | CITROËN BERLINGO | 22 | 56,41% | 39 |
25º | IVECO DAILY | 19 | 100,00% | 19 |
26º | PEUGEOT EXPERT | 18 | 14,75% | 122 |
27º | JAC V260 | 17 | 94,44% | 18 |
28º | CITROËN JUMPY | 12 | 8,63% | 139 |
29º | EFFA K01 | 9 | 100,00% | 9 |
30º | IVECO DAILY 5516 | 7 | 100,00% | 7 |
31º | FOTON AUMARK 1039 | 5 | 100,00% | 5 |
32º | TOYOTA BANDEIRANTE | 5 | 100,00% | 5 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 4 | 57,14% | 7 |
34º | EFFA K02 | 3 | 100,00% | 3 |
35º | FORD F150 | 1 | 100,00% | 1 |
36º | GM C14 | 1 | 100,00% | 1 |
37º | GM CHEVROLET | 1 | 100,00% | 1 |
38º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 100,00% | 1 |
39º | TOYOTA RIBEIRAUTO | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave