A Toyota acaba de divulgar as informações e preços do novo Corolla híbrido na Europa. E este é o modelo que mais interessa aos brasileiros, pois é justamente o que vai inspirar a versão nacional a ser lançada no fim do ano. A décima segunda geração do sedã mais vendido no mundo começa a ser vendida no mercado europeu com valores a partir de 26.820 euros na versão Hybrid, o equivalente a cerca de R$ 113 mil.
Equipado exatamente com o mesmo conjunto mecânico do irmão Prius, com quem divide também a plataforma TNGA, o novo Corolla híbrido possui um motor 1.8 a gasolina e um elétrico que, somados, geram 122 cv de potência e levam o sedã de 1.310 kg a acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com máxima de 180 km/h. O consumo médio pelo novo padrão de medição europeu é de 23,2 km/litro.
Em relação ao Corolla norte-americano, o europeu tem design mais conservador e interior mais refinado - daí a opção da Toyota brasileira por este modelo, já que aqui o sedã não é vendido como carro de entrada como acontece nos EUA. O desenho frontal se destaca pela fina grade superior, com um filete cromado que se estende sobre os faróis - estes têm formato simples, sem a ponta puxada para baixo como na versão americana. A traseira muda menos, mas também apela a um filete cromado na tampa, interligando as lanternas.
Por dentro, o Corolla deu um salto de qualidade em relação ao atual, ganhando itens como painel digital com tela de 7", freio de estacionamento elétrico, uma nova multimídia de 8" e acabamento mais caprichado. O espaço é semelhante ao do carro de hoje, uma vez que o entre-eixos de 2,70 metros foi mantido.
Um dos destaques da nova geração fica por conta do Toyota Safety Sense, um pacote de itens de segurança que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres e ciclistas), alerta de saída de faixa com assistência de direção, leitor de sinalização de trânsito e farol alto automático. Ainda não sabemos, no entanto, se esses itens serão oferecidos no modelo nacional.
Além da versão híbrida, que no Brasil será flex pela primeira vez, o Corolla também terá versões tradicionais equipadas com o motor 2.0, que deverá ser atualizado e ganhar injeção direta. O câmbio automático CVT também é novo, incluindo uma primeira marcha para melhorar as saídas. O lançamento nacional está previsto para o fim do ano, entre novembro e dezembro.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje
Electric Days 2024 trará inovação, tecnologia, mobilidade elétrica e ESG
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian