Detentor dos maiores níveis de crescimento e índices de lucratividade do mercado, o segmento de SUVs tem rendido números animadores para a Ford na Europa. Só no ano passado, a marca comemorou 153.542 unidades emplacadas do Kuga e 111.856 exemplares do Ecosport (este com alta de significativos 78% em relação a 2017). São dados que comprovariam as apostas certeiras nesta categoria não fosse por um modelo especificamente: o Edge. Ao contrário dos primos menores, o crossover derivado do Fusion emplacou apenas 9.527 unidades durante todo o ano de 2017 e recuou consideráveis 41% em relação ao período anterior. O baixo desempenho acendeu um alerta e fez a marca pensar em uma estratégia de substituição.

Ford Edge ST (BR)

Conforme relata a agência de notícias Automotive News, a Ford não dará vida longa ao Edge no mercado europeu e deverá substitui-lo dentro de poucos anos. A solução será apostar no lançamento de uma versão alongada do próximo Kuga (SUV do Focus) e posicioná-la no lugar atualmente ocupado pelo Edge. Esta nova variante, provavelmente com sobrenome próprio, terá capacidade para acomodar até 7 passageiros e será um tanto mais refinada que o Kuga convencional de 5 lugares. A estratégia parece certeira, tendo em vista que será baseada em uma fórmula de sucesso e que já se provou bem aceita pelo público, afinal o Kuga, mesmo em fim de vida, supera com facilidade os 150 mil emplacamentos anuais.

Foto do espião do escape de 2020 Ford
Flagra - Novo SUV da Ford (possível EcoSport)

Ford finaliza o desenvolvimento dos novos SUVs do Focus (Escape) e do Fiesta (EcoSport) na Europa

Além do Kuga e do Kuga+2, a Ford prepara outras novidades importantes para o segmento de SUVs na Europa. A primeira delas, com apresentação programada para o final do ano, será o sucessor do EcoSport, já flagrado em testes (foto acima, à direita) e que será uma verdadeira ruptura com o carro atual. As demais serão o SUV elétrico derivado do Mustang e o chamado baby Bronco - este com visual e preparação mais voltados ao off-road.

Fonte: Automotive News Europe

Galeria: Ford Edge 2019 facelift - Europa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com