Presidente da VW diz que T-Cross será divisor de águas e mira liderança
Executivo projeta liderança saudável com entrada no segmento de SUVs compactos
A Volkswagen já começa a colher os frutos do seu processo de reestruturação no Brasil, que começou em 2017 com o anúncio de investimentos da ordem de R$ 7 bilhões até 2020. Polo, Virtus, Tiguan e Jetta ganham em breve a companhia do T-Cross, inédito SUV compacto da marca.
"O T-Cross é um carro totalmente pensado para atender ao desejo do consumidor brasileiro. É um segmento que vamos entrar e temos expectativa nele. Será um divisor de águas para a Volkswagen", afirmou Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, em conversa com Motor1.com durante coletiva de lançamento da concessionária digital. Vale lembrar que o T-Cross nacional tem importantes modificações em relação ao modelo europeu, o que inclui desde o visual mais robusto até o entre-eixos alongado de 2,65 m (o modelo europeu mede 2,56 m).
"Nós aprendemos muito com a produção do novo Polo. Aprendemos mais ainda com a produção do Virtus. Nós pegamos todo esse aprendizado e aprimoramos no processo para o T-Cross", destacou Di Si.
Com lançamento marcado para abril, o novo VW T-Cross terá motores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv, sempre com tração dianteira. O câmbio será manual de 6 marchas na versão de entrada e automático de 6 relações nas demais Uma possível versão com o motor 1.6 MSI também deve existir, mas somente para atender outros países da América Latina.
Questionado sobre liderança de mercado, Di Si afirmou que este é o objetivo com o atual ciclo de investimentos, mas que a montadora somente atingirá este posto se for uma "liderança saudável" e que não irá forçar a conquista da posição aumentando o volume de vendas diretas.
Mais dinâmica, a Volkswagen vem surpreendendo pela sequência de lançamentos e também pela autonomia que a filial brasileira conquistou. A concessionária digital, que mostramos aqui, nasceu no Brasil e será implantada em todas as lojas da marca na América Latina ainda no primeiro trimestre. O conceito Tarok, uma picape do porte da Toro, também é um projeto 100% nacional que ganhará vida em breve com potencial para chegar em outros mercados, inclusive o europeu. Um novo SUV maior que o T-Cross e menor que o Tiguan, o Tarek, será feito na Argentina e chegará no ano que vem para reforçar o portfólio da marca.
O SUV médio Tarek, rival do Compass, e a picape Tarok, rival da Toro, serão as próximas apostas da VW
Com o cenário político e econômico menos traumático do que o vivido recentemente, Pablo Di Si afirmou que tem ouvido de concessionários que os clientes estão mais confiantes no mercado. Questionado sobre um novo ciclo de investimentos para além de 2020, o executivo deixou no ar a possibilidade ao dizer que "nos próximos meses iremos nos reunir novamente, e quem sabe, falaremos disso".
O próximo ciclo de investimentos deve contemplar a renovação de Gol, Voyage e Saveiro.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
Galeria: Volkswagen T-Cross (Brasil)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Novo Tiguan ganha kit de performance da H&R na Alemanha