Até o Salão do Automóvel do ano passado, tudo indicava que a Renault lançaria a picape média Alaskan no Brasil em 2019. Irmã de projeto da Nissan Frontier, ela estava com produção marcada para a fábrica argentina de Córdoba no primeiro semestre de 2019, ao lado também da Mercedes Classe X, a terceira derivação do projeto.

O sinal amarelo acendeu, no entanto, pouco antes da coletiva de imprensa da Renault no Salão. A Alaskan não seria mostrada ao jornalistas, somente depois quando o Salão fosse aberto ao público. O recado era claro: a Renault não queria responder perguntas sobre o modelo, ou talvez ainda não tivesse as respostas adequadas. 

A Mercedes, por sua vez, optou por não mostrar a Classe X porque alegou não querer dividir a atenção com outras atrações da marca, como os novos Classe A e Classe A Sedan. Mas também porque a situação econômica na Argentina levou ao adiamento da produção das irmãs da Frontier para o segundo semestre de 2019. Ou seja, o lançamento da Classe X no Brasil, antes esperado para junho, ficará mais para frente. Mas está confirmado. 

Renault Alaskan

Já o caso da Alaskan é mais delicado. Isso porque, enquanto a Classe X terá posicionamento distinto no mercado, a picape da Renault teria basicamente a mesma proposta (e preço) da Frontier, o que criaria uma concorrência desnecessária para as aliadas Renault-Nissan. De todo modo, o flagra publicado pelo Argentina Autoblog mostra que a Alaskan "Made in Argentina" está pronta. A picape foi fotografada em Buenos Aires numa aparente versão topo de linha, com rodas de liga, estribo, rack de teto e santo-antônio, além do logotipo 4WD na lateral, que indica se tratar do modelo com tração 4x4. A mecânica é a mesma da Frontier LE, com motor 2.3 biturbodiesel de 190 cv e câmbio automático de 7 marchas. 

O lançamento na Argentina deverá ocorrer ainda em 2019, mas isso não significa necessariamente que a Alaskan virá ao Brasil em seguida. Resta agora aguardar os próximos passos da Renault. 

Fotos: Argentina Autoblog

Galeria: Renault Alaskan - Salão do Automóvel

Envie seu flagra! flagra@motor1.com