A França comemorou o quinto ano seguido de crescimento nas vendas de veículos novos. Em 2018 foram registradas 2.173.481 unidades, número 3% superior ao de 2017. O melhor resultado desde 2011 foi um alento num continente em que resultados negativos foram a normalidade do ano passado.
Na disputa por montadoras, o trio local manteve o pódio inalterado. A Renault (406.222), no entanto, perdeu espaço (-2,5%) e viu cair para menos de 20 mil unidades a sua vantagem sobre a Peugeot (389.518), líder em sete dos doze meses. Com crescimento igual ao da segunda colocada (+6,2%), a Citroën mais uma vez ultrapassou a barreira das 200 mil unidades (213.844).
Mas o destaque do ano coube à Dacia. Quinta colocada em 2017, a marca romena registrou o maior crescimento entre as primeiras colocadas (+19,1%) e pela primeira vez em sua história terminou à frente da Volkswagen, embora por apenas 13(!) unidades (140.326 x 140.313). 2018 também foi bastante positivo para a Fiat (78.226), com alta de quase 15%.
O Renault Clio (123.658) chegou ao oitavo ano consecutivo no topo entre os modelos. O Peugeot 208 (102.395), por sua vez, ultrapassou a barreira das 100 mil unidades pela 1ª vez, de acordo com o Best Selling Cars Blog - e ambos terão uma nova geração apresentada este ano. Com 84.834 unidades, o Peugeot 3008 manteve o pódio de 2017 inalterado.
A nova geração do C3 (77.937) garantiu o hatch da Citroën na quarta colocação, a melhor desde 2013. Oitavo no ano anterior, o Dacia Sandero (70.077) conquistou o seu primeiro top 5, além de ter sido o campeão nas vendas no varejo. A marca ainda emplacou o Duster (46.931) em nono, assegurando dois representantes no top 10 pela 1ª vez na história.
Em seu primeiro ano completo, o Citroën C3 Aircross – bem diferente do modelo comercializado no Brasil – foi o preferido por 43.799 consumidores e garantiu um bom 12º lugar. Na disputa entre os importados, o VW Polo (36.952) levou a melhor pelo nono ano seguido, mas desta vez com o Toyota Yaris (36.588) na cola. Agora vendido no Brasil, o elétrico Renault Zoe (17.038) repetiu a 30ª posição do ranking passado.
POS. | MODELO | 2018 | 2017 | % VAR. 2018/2017 | % MERCADO |
1 | RENAULT CLIO IV | 123.658 | 117.541 | 5,20% | 5,7% |
2 | PEUGEOT 208 | 102.395 | 97.663 | 4,85% | 4,7% |
3 | PEUGEOT 3008 | 84.834 | 74.297 | 14,18% | 3,9% |
4 | CITROËN C3 III | 77.937 | 67.276 | 15,85% | 3,6% |
5 | DACIA SANDERO | 70.077 | 61.481 | 13,98% | 3,2% |
6 | RENAULT CAPTUR | 67.396 | 68.773 | -2,00% | 3,1% |
7 | PEUGEOT 2008 | 66.284 | 67.979 | -2,49% | 3,0% |
8 | PEUGEOT 308 II | 63.218 | 66.163 | -4,45% | 2,9% |
9 | DACIA DUSTER | 46.931 | 37.042 | 26,70% | 2,2% |
10 | RENAULT TWINGO III | 46.372 | 39.022 | 18,84% | 2,1% |
11 | RENAULT MÉGANE IV | 45.434 | 51.536 | -11,84% | 2,1% |
12 | CITROËN C3 AIRCROSS | 43.799 | 8.618 | 408,23% | 2,0% |
13 | VW POLO | 36.952 | 32.985 | 12,03% | 1,7% |
14 | TOYOTA YARIS | 36.588 | 31.415 | 16,47% | 1,7% |
15 | PEUGEOT 5008 | 31.125 | 18.972 | 64,06% | 1,4% |
16 | RENAULT KADJAR | 27.176 | 31.522 | -13,79% | 1,3% |
17 | VW GOLF | 26.736 | 30.544 | -12,47% | 1,2% |
18 | OPEL CORSA | 26.689 | 22.951 | 16,29% | 1,2% |
19 | FORD FIESTA | 25.887 | 13.632 | 89,90% | 1,2% |
20 | FIAT 500 | 25.441 | 20.409 | 24,66% | 1,2% |
21 | NISSAN QASHQAI | 23.720 | 26.570 | -10,73% | 1,1% |
22 | RENAULT SCÉNIC IV | 23.426 | 26.537 | -11,72% | 1,1% |
23 | VW TIGUAN | 21.539 | 25.286 | -14,82% | 1,0% |
24 | PEUGEOT 108 | 20.822 | 17.060 | 22,05% | 1,0% |
25 | TOYOTA C-HR | 20.203 | 16.357 | 23,51% | 0,9% |
26 | CITROËN C4 CACTUS | 20.159 | 17.054 | 18,21% | 0,9% |
27 | RENAULT GRAND SCÉNIC | 17.904 | 20.472 | -12,54% | 0,8% |
28 | CITROËN C4 PICASSO II | 17.683 | 25.917 | -31,77% | 0,8% |
29 | CITROËN C1 | 17.053 | 14.148 | 20,53% | 0,8% |
30 | RENAULT ZOE | 17.038 | 15.245 | 11,76% | 0,8% |
POS. | MARCA | 2018 | 2017 | % VAR. 2018/2017 | % MERCADO |
1 | RENAULT | 406.222 | 416.578 | -2,5% | 18,7% |
2 | PEUGEOT | 389.518 | 366.872 | 6,2% | 17,9% |
3 | CITROËN | 213.844 | 201.374 | 6,2% | 9,8% |
4 | DACIA | 140.326 | 117.865 | 19,1% | 6,5% |
5 | VOLKSWAGEN | 140.313 | 139.360 | 0,7% | 6,5% |
6 | TOYOTA | 97.286 | 88.662 | 9,7% | 4,5% |
7 | FORD | 82.633 | 84.382 | -2,1% | 3,8% |
8 | FIAT | 78.226 | 68.196 | 14,7% | 3,6% |
9 | OPEL | 71.619 | 72.564 | -1,3% | 3,3% |
10 | MERCEDES-BENZ | 65.808 | 68.007 | -3,2% | 3,0% |
11 | NISSAN | 59.606 | 71.492 | -16,6% | 2,7% |
12 | BMW | 57.537 | 61.309 | -6,2% | 2,6% |
13 | AUDI | 51.582 | 65.690 | -21,5% | 2,4% |
14 | KIA | 42.313 | 37.235 | 13,6% | 1,9% |
15 | HYUNDAI | 35.542 | 29.570 | 20,2% | 1,6% |
16 | SKODA | 31.423 | 26.799 | 17,3% | 1,4% |
17 | SEAT | 31.219 | 24.715 | 26,3% | 1,4% |
18 | MINI | 27.378 | 26.431 | 3,6% | 1,3% |
19 | DS | 24.004 | 21.323 | 12,6% | 1,1% |
20 | VOLVO | 18.349 | 16.219 | 13,1% | 0,8% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 2.173.481 | 2.110.751 | 3,0% | 100,0% |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog