A nova estratégia da Ford de apostar em SUVs em picapes irá provocar mudanças bem rápidas. Uma delas será a apresentação de um novo modelo compacto, substituto do EcoSport na Europa e que, segundo o site Automotive News Europe, será revelado ainda em 2019. O site ouviu da consultoria francesa Inovev que o modelo pode ser mostrado durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, e que pode ser batizado como Puma.

Essa pressa para mudar o Ford EcoSport tem bons motivos. O modelo não foi bem aceito pelos europeus, por ser apertado e ter acabamento abaixo do esperado (mesmo que tenha sido melhorado em relação ao modelo nacional). Com a chegada de novos rivais e o segmento em franca expansão, a Ford precisa de um SUV compacto mais atrativo, moderno e espaçoso.

Flagrado recentemente em testes na Europa, este novo modelo apareceu como uma versão esticada e mais alta do novo Fiesta. Ele continuará a compartilhar plataforma com o hatch, mas será maior do que atual, tanto para aumentar o espaço do porta-malas quanto dos passageiros. Ainda terá uma mudança considerada importante: terá uma tampa do porta-malas convencional, pois o sistema atual que abre para o lado foi criticado no Velho Continente.

 

Será um modelo para ficar acima do Fiesta Active, versão aventureira do hatch europeu. Com a plataforma do Fiesta, será capaz de receber versões híbridas, deixando-o alinhado ao plano da Ford de oferecer uma versão eletrificada para todos os seus carros lançados após o Focus na Europa. As primeiras informações, publicadas pela revista inglesa Auto Express, dizem que terá motores 1.0 turbo e 1.5 diesel, com chances de adotar até o 1.1 aspirado de 85 cv usado no Fiesta de entrada.

Este novo modelo deve ser exclusivo para a Europa. No Brasil, o mais provável é que a marca crie um novo EcoSport com uma versão atualizada da plataforma atual, usada também por Ka e Fiesta. A fabricante deve esticar essa base para resolver os problemas de espaço e, por ser uma arquitetura já usada por aqui, seria mais barata de produzir.

Fonte: Automotive News Europe

Galeria: Flagra - Novo SUV da Ford (possível EcoSport)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com