O Volvo V40 atual está com os dias contados. O hatchback será o último modelo da linha 40 a ser renovado e tudo indica que terá outra estratégia, ficando mais alto - se isso te lembra o V40 Cross Country, saiba que não está errado. Só que a evolução irá além de transformar o V40 em um aventureiro, pois ele deve transformar-se em um SUV com ares de cupê, embora a Volvo ainda não diga claramente que irá lançar um substituto do V40.

Em entrevista à revista inglesa Autocar, Lex Kerssemakers, chefe da operação europeia da Volvo, falou um pouco sobre o futuro do hatchback. Na reportagem, ele é citado dizendo que a fabricante "provavelmente precisará de outro estilo de carroceria nos próximos dois ou três anos para a linha 40." Ele ainda disse que a empresa precisa ser criativa, "por isso decidiram não atualizar o V40."

E o que isto significa exatamente? As vendas do V40 continuam a cair em todo o mundo, enquanto as dos SUVs seguem em crescimento. Mas a Volvo já tem o SUV da linha 40, o XC40, então trocar o hatchback por outro crossover não faz sentido. Por outro lado, parece que a Volvo não quer abandonar o segmento dos hatches, apesar das vendas em baixa. O resultado pode ser um tipo de crossover que fique no meio termo.

Há outro problema para o V40. Sua plataforma é antiga, da época que a Ford era dona da Volvo (é a mesma base do Focus vendido no Brasil). Lançada no começo dos anos 2000, ela não tem capacidade para usar tecnologias híbridas ou elétricas. Por isso, não há espaço para o V40 evoluir, pois precisa trocar a arquitetura.

Será que o próximo modelo ainda será chamado de V40? Difícil dizer, mas seja lá qual for a decisão, o V40 atual está com os dias contados.

Fonte: Autocar

Galeria: Volvo V40 2017 ganha visual atualizado e mais tecnologia - veja fotos

Foto de: Redação
Envie seu flagra! flagra@motor1.com