O Tokyo Auto Salon é um evento japonês voltado para preparação e tuning, exibindo peças, acessórios e tecnologias, feitas tanto pelas próprias montadoras quanto por empresas especializadas. A Honda participou do evento e mostrou algo inusitado: o Civic Versatilist, uma versão aventureira com suspensão elevada e proteções plásticas na carroceria - uma receita bem conhecida dos brasileiros.

O Honda Civic Versatilist foi criado com peças da Honda Access, divisão da fabricante dedicada ao desenvolvimento e comercialização de acessórios genuínos. Ele surgiu para atender à demanda notada em pesquisa de mercado. Os participantes revelaram que gostam de andar rápido, mas que também se preocupam com rotas sem pavimentação e o aumento das nevascas e chuvas torrenciais no Japão. Por isso, queriam um carro um pouco mais alto e que fosse capaz de passar por estas situações sem ser necessariamente um SUV.

Versatilista Honda Civic
Versatilista Honda Civic

A base para o conceito é o Civic hatchback, que teve a suspensão elevada em 40 milímetros e foi equipado com rodas aro 18” usadas no HR-V japonês. De acordo com a Honda, o design foi pensado de forma que mudasse a cara do Civic para um “SUV urbano” sem destruir sua imagem. O hatch recebeu também molduras de plástico cinza claro sobre as caixas de rodas, nas laterais, nos para-lamas e, para evitar danos ao abrir as portas, uma proteção também na parte inferior das laterais.

O Civic Versatilist é equipado com motor 1.5 turbo, que produz 182 cv e 22,4 kgfm, combinado ao câmbio manual de 6 marchas. Por enquanto, não há planos de transformar o conceito em modelo de produção.

Fotos: Key Auto e Honda Access

Galeria: Honda Civic Versatilist

Envie seu flagra! flagra@motor1.com