O interesse pelas picapes permaneceu em alta em 2018. Com 326.396 unidades comercializadas, o que representou 13,2% do total de veículos novos registrados no mercado brasileiro no ano passado (2.470.654), as vendas das duas categorias cresceram 15,2%. A Fiat teve grande participação neste resultado.
Líder entre os modelos menores, a Strada reagiu. Após ter no ano anterior o seu resultado mais fraco desde 2007, a picape da marca italiana encerrou em alta de quase 23%, com 67.227 unidades. Adversária mais próxima, a VW Saveiro (45.920) viu crescer para quase 22 mil unidades uma diferença que havia sido de pouco mais de 12 mil no ranking anterior.
Terceira e última colocada, a Montana foi a única a perder compradores (-11,9%). As 13.106 unidades representaram ainda o desempenho mais fraco da Chevrolet desde as 4.160 unidades de 2003 – vale ressaltar que aquele foi o ano de lançamento e as primeiras unidades só começaram a ser registradas em setembro.
Picapes Pequenas |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | FIAT STRADA | 67227 | 53,25% | 54870 | 48,91% | 22,52% | 1º |
2º | VW SAVEIRO | 45920 | 36,37% | 42438 | 37,83% | 8,20% | 2º |
3º | CHEVROLET MONTANA | 13106 | 10,38% | 14872 | 13,26% | -11,87% | 3º |
|
| 126253 | 100,00% | 112180 | 100,00% | 12,55% |
|
Na faixa de cima, a Fiat também deu as cartas. Em seu terceiro ano completo, a Toro atingiu o seu novo recorde (58.477) graças a um crescimento superior a 15%. De quebra, ampliou ainda mais a vantagem em relação à vice-líder Toyota Hilux (39.278). Este, aliás, foi o melhor resultado dos últimos quatro anos para a picape da marca japonesa.
Preferida dos consumidores do segmento até 2015, a Chevrolet S10 (31.761) completou três anos seguidos no último lugar do pódio e ainda viu cair a diferença sobre a Ford Ranger (20.552), que, como a Hilux, não vendia tanto desde 2014 (24.134).
O destaque do ano veio da VW. Revigorada pela versão V6, a Amarok não só repetiu o quinto lugar de 2017 como foi a campeã de crescimento dentre as mais vendidas (+56,8%). Mantendo-se em sexto, a Renault Duster Oroch (13.409) incrementou em mais de 20% os seus emplacamentos e superou a média de mil unidades mensais.
Assim como no ano anterior, Mitsubishi L200 (10.766) e Nissan Frontier (6.325) garantiram a sétima e a oitava posições, com a última avançando quase 56%. Sem importação oficial pela Chevrolet, a Silverado fechou a lista com apenas dois emplacamentos.
Picapes Médias / Grandes |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | FIAT TORO | 58477 | 29,22% | 50723 | 29,63% | 15,29% | 1º |
2º | TOYOTA HILUX | 39278 | 19,62% | 34368 | 20,08% | 14,29% | 2º |
3º | CHEVROLET S10 | 31761 | 15,87% | 30438 | 17,78% | 4,35% | 3º |
4º | FORD RANGER | 20552 | 10,27% | 17830 | 10,42% | 15,27% | 4º |
5º | VW AMAROK | 18766 | 9,38% | 11967 | 6,99% | 56,81% | 5º |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 13409 | 6,70% | 11047 | 6,45% | 21,38% | 6º |
7º | MITSUBISHI L200 | 10766 | 5,38% | 9946 | 5,81% | 8,24% | 7º |
8º | NISSAN FRONTIER | 6325 | 3,16% | 4057 | 2,37% | 55,90% | 8º |
9º | RAM 2500 | 678 | 0,34% | 332 | 0,19% | 104,22% | 10º |
10º | LIFAN FOISON | 77 | 0,04% | 380 | 0,22% | -79,74% | 9º |
11º | FORD F150 / F250 | 26 | 0,01% | 18 | 0,01% | 44,44% | 13º |
12º | RELY PICK-UP | 13 | 0,01% | 24 | 0,01% | -45,83% | 11º |
13º | AGRALE MARRUÁ | 7 | 0,00% | 7 | 0,00% | 0,00% | 14º |
14º | EFFA START PICK UP | 3 | 0,00% | 6 | 0,00% | -50,00% | 15º |
15º | HAFEI RUIYI | 3 | 0,00% | 22 | 0,01% | -86,36% | 12º |
16º | CHEVROLET SILVERADO | 2 | 0,00% | 1 | 0,00% | 100,00% | 17º |
|
| 200143 | 100,00% | 171166 | 100,00% | 16,93% |
|
Em dezembro
Respondendo por mais da metade das vendas do segmento de entrada, a Strada (5.780) vendeu quase duas mil unidades a mais do que a Saveiro (3.922), única a crescer em relação a 2017. Já a Montana (1.370) teve a maior evolução do trio nas últimas semanas (+17,2%).
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT STRADA | 5780 | 5158 | 6903 | 52,20% | 52,40% | 12,06% | -16,27% |
2º | VW SAVEIRO | 3922 | 3516 | 3275 | 35,42% | 35,72% | 11,55% | 19,76% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 1370 | 1169 | 1788 | 12,37% | 11,88% | 17,19% | -23,38% |
|
| 11072 | 9843 | 11966 | 100,00% | 100,00% | 12,49% | -7,47% |
Após registrar menos de quatro mil unidades em novembro, a Toro (5.863) ampliou para quase 30 pontos percentuais a sua participação de mercado no último mês de 2018 entre os modelos maiores. A Hilux, com 4.529 unidades, não vendia tanto desde dezembro de 2014 (5.088).
O pódio foi completado pela S10 (3.009), mas com vantagem menor sobre a Ranger (2.140), única do top 10 a vender menos do que há um ano (-13%). Quinta, a Amarok (1.801) só não vendeu mais em 2018 do que em setembro (2.505).
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT TORO | 5863 | 3921 | 4229 | 29,22% | 24,87% | 49,53% | 38,64% |
2º | TOYOTA HILUX | 4529 | 3382 | 4019 | 22,57% | 21,45% | 33,91% | 12,69% |
3º | CHEVROLET S10 | 3009 | 2749 | 2996 | 14,99% | 17,44% | 9,46% | 0,43% |
4º | FORD RANGER | 2140 | 1572 | 2459 | 10,66% | 9,97% | 36,13% | -12,97% |
5º | VW AMAROK | 1801 | 1540 | 1317 | 8,97% | 9,77% | 16,95% | 36,75% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1222 | 996 | 1133 | 6,09% | 6,32% | 22,69% | 7,86% |
7º | MITSUBISHI L200 | 898 | 805 | 834 | 4,47% | 5,11% | 11,55% | 7,67% |
8º | NISSAN FRONTIER | 513 | 738 | 446 | 2,56% | 4,68% | -30,49% | 15,02% |
9º | RAM 2500 | 85 | 60 | 2 | 0,42% | 0,38% | 41,67% | 4150,00% |
10º | AGRALE MARRUÁ | 3 | 0 | 2 | 0,01% | 0,00% | - | 50,00% |
11º | FORD F150 / F250 | 2 | 2 | 2 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | 0,00% |
12º | EFFA START PICK UP | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
13º | LIFAN FOISON | 1 | 1 | 37 | 0,00% | 0,01% | 0,00% | -97,30% |
14º | RELY PICK-UP | 1 | 0 | 2 | 0,00% | 0,00% | - | -50,00% |
|
| 20068 | 15766 | 17478 | 100,00% | 100,00% | 27,29% | 14,82% |
Fonte: Fenabrave