Um dos planos do presidente eleito Jair Bolsonaro é rever a validade da CNH, elevando seu prazo de cinco para 10 anos. A informação foi revelada pelo político em sua conta oficial no Twitter, na mesma mensagem em que parabeniza o governo do Rio de Janeiro por acabar com a vistoria anual de veículos no estado. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre esta mudança.

Caso Bolsonaro leve a proposta para frente, terá que discutir com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No começo do ano, o Ministério das Cidades revogou a resolução 726, que faria com que todo motorista tivesse que fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico, para poder renovar a habilitação.

 

Na época, o Denatran dizia que há a necessidade de “atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações”. Os motoristas teriam que fazer um curso teórico de 10 horas/aula (com um limite de 5 horas/aula por dia) e depois fazer uma prova teórica presencial, com 30 questões de múltipla escolhe, com nota de corte de 70% de acertos. A resolução foi revogada justamente pelo governo ter como objetivo “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com