Um dos assuntos mais comentados da indústria automobilística nos últimos meses, o acordo estratégico entre Volkswagen e Ford deve finalmente ser oficializado no início de 2019. De acordo com fontes ouvidas pelo canal de negócios CNBC, os detalhes estão sendo discutidos internamente e assim que resolvidas todas as questões o anúncio será feito - provavelmente em janeiro. "O firmamento do acordo está quase certo. As repercussões em toda a indústria automobilística global serão significativas", diz o informante da publicação.

Inicialmente, rumores indicavam que a aliança seria restrita ao segmento de veículos comerciais e concentrada basicamente no compartilhamento de plataformas para as próximas gerações das picapes Amarok e Ranger. Agora, porém, surgem indícios de que a cooperação será bem mais intensa e de alcance verdadeiramente global. Fala-se até mesmo no uso de fábricas da Ford nos Estados Unidos por parte da Volkswagen e na cessão da plataforma elétrica MEB (Modularer Elektrobaukasten) da gigante alemã para a parceira norte-americana.

Ford Ranger Raptor
VW Amarok V6

Em reunião realizada recentemente, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, não escondeu suas intenções. “Estamos com negociações bastante avançadas e dialogamos com a Ford para realmente construirmos uma aliança automotiva global”, disse. Até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou das conversas.

Fonte: CNBC

Galeria: Ford Ranger Raptor 2019 - Europa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com