A Volkswagen não vai voltar toda sua atenção para os SUV e crossover e isso é claramente visível a partir do recente lançamento do novo Jetta. Em breve, será acompanhada por uma nova geração Passat para o mercado norte-americano, e estas são as primeiras imagens-teaser do carro.

Os esboços revelam que o sedã terá uma aparência significativamente mais esportiva em comparação com o modelo de hoje. A dianteira apresenta uma grade arrojada ladeada por faróis afiados enquanto as linhas gerais nos remete aos traços do Arteon. A traseira, por sua vez, parece inspirar-se no novo Jetta, com sua pequena projeção e lanternas traseiras elegantes.

Galeria: Volkswagen Passat 2020 - Teaser

Se você teve a sensação de que o Passat 2020 parece maior do que seu antecessor, seus olhos não estão pregando peças em você. Durante a nossa visita às instalações da VW na área de Phoenix para testar um protótipo do Passat 2020, a montadora confirmou que o novo sedã é maior do que o modelo atual devido aos regulamentos de segurança dos EUA.

No entanto, sob a carroceria ligeiramente maior, você não poderá encontrar nada novo. O Passat 2020 será construído na mesma plataforma do modelo atual, o que basicamente significa que nenhuma opção de AWD estará disponível, configuração que tem muita procura no mercado americano por conta dos dias de neve, e também não haverá espaço para eletrificação. Além disso, o Passat está permanentemente dizendo adeus à unidade V6.

Mas por que a Volkswagen vai usar a antiga plataforma? "Este segmento está encolhendo, e achamos que podemos oferecer aos clientes tudo o que eles precisam com a plataforma atual, em vez de gastar para mudar para um novo", explicou o gerente de produto da Passat, Kai Oltmanns. Obviamente a evolução natural seria o novo Passat americano evoluir para a arquitetura MQB, mas diante da febre dos SUVs, devemos admitir que faz sentido a decisão da VW.

2020 Volkswagen Passat Prototype: First Drive
2020 Volkswagen Passat Prototype: First Drive
2020 Volkswagen Passat Prototype: First Drive

O modelo 2020 será oferecido em um total de quatro níveis de acabamento, com opções como assistente de manutenção de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, iluminação ambiente personalizável e sistema navegação devem fazer parte de todas as configurações. O lançamento nos Estados Unidos de acontecer no início do próximo ano e começar a ser vendido alguns meses depois. O preço não está disponível no momento.

Passat vendido no Brasil é o europeu

A nova geração do Passat vendida no Brasil é produzida na Alemanha sob a plataforma MQB. Mais refinado e tecnológico, o sedã oferecido por aqui tem posicionamento no segmento de luxo, diferente do norte-americano onde é apenas um sedã espaçoso. 

Desde o ano passado vendido em versão única, a Highline, o sedã mantém itens de série como piloto automático adaptativo, frenagem automática, ar-condicionado automático de 3 zonas, rodas de 18" e o painel de instrumentos em tela de TFT de 12,3" configurável. 

Fonte: Volkswagen

Galeria: Volkswagen Passat 2020 - Versão Estados Unidos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com