Coreano lidera segmento no mês e diferença no acumulado cai para apenas 183 unidades

As vendas de SUVs e crossovers compactos mantiveram viés de alta em novembro, com 31.630 unidades emplacadas. Embora com queda de quase 9% em relação ao ótimo mês de outubro (que teve mais dias úteis), os números são quase 17% superiores aos do mesmo período de 2017.

O grande destaque do mês foi o Creta. Nº 1 entre julho e setembro, o representante da Hyundai voltou ao topo com 5.171 unidades, seu segundo melhor resultado no ano, e abriu mais de 1 mil unidades de vantagem em relação ao segundo colocado, o Nissan Kicks (4.040).

E mais: com este resultado, o Creta chegou a 44.057 unidades no acumulado do ano, apenas 183 unidades a menos do que o Honda HR-V (44.240), que fechou o mês passado apenas em quarto, com 3.305 unidades – queda de mais de 19% sobre 2017 e de quase 40% em relação a outubro. O mês de dezembro, portanto, reserva fortes emoções para saber quem fechará 2018 como líder do segmento mais aquecido do mercado brasileiro.

Primeiras Impressões: Jeep Renegade 2019
Ford EcoSport Titanium - Salão do Automóvel

À frente do HR-V no mês passado, o Jeep Renegade completou o pódio com 3.845 emplacamentos, alta de 12,3% em relação ao ano passado. Em baixa, o Ford Ecosport (2.994) completou o top 5. Curiosidade do mês, o veterano Duster (2.670) venceu a disputa interna da Renault contra o irmão mais novo Captur (2.554). Somados (5.224), ambos venderam mais do que o líder, mostrando um possível acerto na estratégia comercial da marca francesa.

Oitavo, o Chevrolet Tracker (2.049) emplacou acima de duas mil unidades mais uma vez. Destaque negativo em outubro, quando registrou menos de 900 unidades, o Honda WR-V voltou ao top 10 com 1.332 unidades. O novato Citroën C4 Cactus, que já é o mais vendido da marca no Brasil, fechou o pelotão de cima com 1.150 emplacamentos.

Chery Tiggo 2
Citroën C4 Cactus Shine

Após conquistar o seu primeiro top 10 no ranking anterior, o Chery Tiggo (864) desta vez ficou de fora, mas ao menos superou o Peugeot 2008 (857). A JAC Motors, por sua vez, tem motivos para preocupações: seus representantes T40 (181) e T5 (10) perderam pelo menos 24,9% de seus compradores de 2017. O T5, aliás, foi o lanterna do mês, atrás até do esquecido Kia Soul (11).

SUVs / Crossovers I

POS.

MODELO

TOTAL 2018

NOV/18

OUT/18

NOV/17

% NOV 18

% OUT 18

VARIAÇÃO NOV/OUT

VARIAÇÃO 2018/2017

HYUNDAI CRETA

44057

5171

5026

4164

16,35%

14,52%

2,88%

24,18%

NISSAN KICKS

42486

4040

4663

4041

12,77%

13,47%

-13,36%

-0,02%

JEEP RENEGADE

40847

3845

3693

3423

12,16%

10,67%

4,12%

12,33%

HONDA HR-V

44240

3305

5351

4095

10,45%

15,46%

-38,24%

-19,29%

FORD ECOSPORT

31177

2994

3167

3217

9,47%

9,15%

-5,46%

-6,93%

RENAULT DUSTER

20812

2670

2702

1754

8,44%

7,80%

-1,18%

52,22%

RENAULT CAPTUR

23141

2554

3239

1669

8,07%

9,36%

-21,15%

53,03%

CHEVROLET TRACKER

24047

2049

2094

1190

6,48%

6,05%

-2,15%

72,18%

HONDA WR-V

13595

1332

891

1485

4,21%

2,57%

49,49%

-10,30%

10º

CITROËN C4 CACTUS

2201

1150

793

0

3,64%

2,29%

45,02%

-

11º

CHERY TIGGO

4360

864

1045

0

2,73%

3,02%

-17,32%

-

12º

PEUGEOT 2008

8937

857

1046

947

2,71%

3,02%

-18,07%

-9,50%

13º

SUZUKI JIMNY

2056

198

153

212

0,63%

0,44%

29,41%

-6,60%

14º

JAC T40

2676

181

279

241

0,57%

0,81%

-35,13%

-24,90%

15º

SUZUKI VITARA

1746

122

161

139

0,39%

0,47%

-24,22%

-12,23%

16º

TROLLER T4

1373

115

115

128

0,36%

0,33%

0,00%

-10,16%

17º

LIFAN X60

1530

112

109

295

0,35%

0,31%

2,75%

-62,03%

18º

SUZUKI SCROSS

548

50

55

48

0,16%

0,16%

-9,09%

4,17%

19º

KIA SOUL

108

11

15

5

0,03%

0,04%

-26,67%

120,00%

20º

JAC T5

645

10

25

88

0,03%

0,07%

-60,00%

-88,64%

 

 

310582

31630

34622

27141

100,00%

100,00%

-8,64%

16,54%

Fonte: Fenabrave

Galeria: Comparativo - Hyundai Creta x Honda HR-V x Nissan Kicks